Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2008

Moradores da Penha se refugiam em clima de guerra
Viol�ncia limita a liberdade mesmo de quem vive longe da favela
Moradores da Penha se refugiam em clima de guerra
Foto: Aluizo Freire

As preces para S�o Jorge, o santo guerreiro, no fim da tarde da quarta-feira (23), foram o alento de paz para os moradores da Penha, no sub�rbio do Rio. Pela manh�, em vez de fogos comemorativos, ouviam-se tiros. Mais tarde um caminh�o reboque, cercado pelo blindado do Batalh�o de Opera��es Especiais (Bope), apreendeu 10 motos, supostamente usadas por traficantes, na Vila Cruzeiro, onde na �ltima semana os confrontos entre criminosos e policiais deixaram 15 mortos � um deles, nesta tarde � e sete feridos.

Personagem compuls�rio desse conflito, o comerciante Carlos Alberto Martins, 53 anos, acordou �s 6h30, mas s� saiu de casa por volta do meio-dia. "Fico esperando a movimenta��o dos vizinhos, para saber se est� tudo bem", disse, abrindo o port�o, mas, sem antes olhar para os extremos da rua.

Morando a cerca de 300 metros da favela, nem mesmo numa casa considerada uma das mais seguras do bairro Carlos Alberto se sente totalmente protegido. "Os disparos de fuzil chegam at� aqui", garante.

Ele segue pela Avenida Engenheiro Francisco Passos e p�ra para cumprimentar os amigos num quiosque onde prepara-se um churrasco. O assunto � futebol e... viol�ncia.

Entre uma conversa e outra , descontra�dos, de repente um sil�ncio no grupo: o blindado, conhecido como "caveir�o" do Bope, cruza a esquina. Segue em dire��o � favela. Ouvem-se estouros de fogos, no alto do morro.

N�o h� mais anima��o para continuar o bate-papo regado com carne e cerveja. �s 13h05, o blindado acompanha o caminh�o na favela. Mais tiros. Os ve�culos militares descem com 10 motos apreendidas que s�o levadas para o p�tio do 16� BPM (Olaria).

�s 16h40, duas ambul�ncias do Grupamento de Socorro de Emerg�ncia (GSE) do Corpo de Bombeiros saem do quartel da Penha e seguem para o morro. Retornam, minutos depois, sem que ningu�m confirme o resgate de feridos.

S�o 18h, e os fogos iluminam a Igreja da Penha. Na Rua Darcy Bitencourt Costa, ao lado do batalh�o de Olaria, aproximadamente 150 devotos de S�o Jorge iniciam a prociss�o. No meio da multid�o, rezando, concentrados, o comerciante Carlos Alberto, a mulher, e a filha de 12 anos.

Homem morre durante tiroteio
Um homem morreu no Hospital Get�lio Vargas na tarde desta quarta-feira (23) e, segundo a sala de pol�cia da unidade, ele foi atingido na Vila Cruzeiro, na Penha, sub�rbio do Rio. De acordo com os policiais, ele seria criminoso e n�o foi identificado.

A pol�cia realiza opera��es nas favelas da regi�o desde o �ltimo dia 15. Neste per�odo, 15 pessoas morreram e sete ficaram feridas em tiroteios entre policiais e traficantes.

Moradores da Penha se refugiam em clima de guerra. Viol�ncia limita a liberdade mesmo de quem vive longe da favela.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir