Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2008

Ceará registra 750 tremores de terra neste ano
Região que compreende três cidades é a que teve mais abalos no país. Com medo de desabamento, moradores passam a noite em barracas.
Ceará registra 750 tremores de terra neste ano
Foto: www.g1.com.br

Sustos, como os que tomaram os moradores de quatro estados brasileiros com o tremor de terra na noite de terça-feira (20), são freqüentes no Ceará. Desde o início do ano, já foram 750 tremores, só em três cidades do estado.

Todos os tremores de terra do país são monitorados. E eles não são poucos. O Brasil está no meio de uma das placas tectônicas que dividem o planeta: a sul-americana, que começa no meio do Oceano Atlântico e vai até a Cordilheira dos Andes.

Atualmente, a área com maior freqüência de tremores no Brasil é o Norte do Ceará. Desde 28 de janeiro deste ano, os sismógrafos (aparelhos que registram os abalos), já detectaram 750 tremores em uma região onde estão três cidades: Sobral, Alcântaras e Meruoca.

Em fevereiro, muitos moradores chegaram a passar mal e poucos escaparam dos prejuízos. "Dificilmente você encontra uma casa que não tem rachadura", diz a dona-de-casa Rosenilda Alcântaras.

Depois de quatro meses de abalos quase diários, a população tenta se acostumar. Para alguns moradores, trocar a casa por barracas virou rotina. Principalmente à noite. "Estamos com medo", afirma uma moradora.

Ceará registra 750 tremores de terra neste ano
Região que compreende três cidades é a que teve mais abalos no país.
Com medo de desabamento, moradores passam a noite em barracas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir