Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-04-2008

Inteligência dos EUA promete mostrar vídeo para congressista
Governo Bush diz ter provas do elo nuclear entre Síria e Coréia do Norte
Inteligência dos EUA promete mostrar vídeo para congressista
Foto: www.g1.com.br

Autoridades da agência de inteligência dos Estados Unidos vão exibir nesta quinta-feira (24) a congressistas norte-americanos -em uma reunião a portas fechadas- imagens que comprovariam a ligação entre a Coréia do Norte e a Síria na construção de uma usina nuclear. A informação é da rede de TV CNN, que cita uma fonte cuja identidade não foi revelada.

A usina foi bombardeada em setembro do ano passado por aviões militares de Israel. A Síria nega as acusações feitas pelos EUA.

Segundo a CNN, a evidência de auxílio entre os dois países está em imagens colhidas durante o ataque ao prédio do reator nuclear, que se assemelha ao que existe em Yongbyon, na Coréia do Norte.

Síria
A Síria negou na quinta-feira as acusações feitas pelos EUA de que a Coréia do Norte ajudava o país árabe a construir um reator nuclear capaz de produzir plutônio.

O embaixador sírio na Grã-Bretanha, Sami al-Khiyami, afirmou à agência Reuters que a acusação, a ser feita pelo governo do presidente norte-americano, George W. Bush, para congressistas, nesta quinta-feira, visava pressionar ainda mais os norte-coreanos em meio às negociações referentes ao programa nuclear do país asiático.

"Isso não tem relação nenhuma com a Coréia do Norte e a Síria. Eles querem apenas aumentar as pressões sobre a Coréia do Norte. É por isso que estão inventando essa história", afirmou Khiyami. "A cooperação existente entre a Coréia do Norte e a Síria não tem relação nenhuma com a construção de uma instalação nuclear. A cooperação é principalmente econômica", disse.

"Esse é um ato de manipulação política realizado antes das negociações com a Coréia do Norte a fim de ampliar as pressões sobre os norte-coreanos", afirmou.

O governo dos EUA pouco comentou a respeito da possibilidade de uma tal cooperação desde que Israel realizou um misterioso ataque aéreo, no dia 6 de setembro, contra o território sírio. Segundo meios de comunicação, o ataque teve por alvo uma instalação nuclear que estava sendo construída com a ajuda dos norte-coreanos.

A apresentação aos congressistas norte-americanos deve incluir imagens tiradas de um videoteipe gravado dentro da instalação síria, disse uma outra autoridade dos EUA.

"Infelizmente, o cenário de tirar fotos repetidamente lembra o que aconteceu antes da guerra no Iraque, quando o governo norte-americano tentava convencer o mundo de que o Iraque possuía armas nucleares", afirmou Khiyami.

"Em vez de exibir essas fotos ridículas, acho que o governo norte-americano deveria voltar seus esforços para limpar o Oriente Médio de todas as armas de destruição em massa, incluindo as que detém seu aliado mais próximo, Israel."

Acredita-se que Israel tenha fabricado o único arsenal nuclear do Oriente Médio na usina de Dimona, um local interditado à visita de inspetores estrangeiros.

Governo Bush diz ter provas do elo nuclear entre Síria e Coréia do Norte
Inteligência dos EUA promete mostrar vídeo para congressistas.
Imagem seria de usina nuclear bombardeada por Israel no ano passado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir