Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2008

Bombeiros dão dicas do que fazer em caso de novos tremores
Tenente Marcos Palumbo diz que melhor medida é deixar ambientes fechados.
Bombeiros dão dicas do que fazer em caso de novos tremores
Foto: www.g1.com.br

Depois do tremor de 5,2 graus na escala Richter, registrado na noite de terça-feira (22), que atingiu regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, o Corpo de Bombeiros dá dicas sobre o que fazer em caso de novos tremores no país

Segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), professor Lucas Vieira Barros, é possível que outros tremores, os chamados pós-abalos, aconteçam nos próximos dias.

Para o tenente Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, ainda não há regras específicas para casos como esse no Brasil, mas, como os tremores podem causar colapsos nas estruturas de imóveis, a principal orientação é evacuar o local. "Todos devem deixar o prédio em que estão ou suas casas para que, de fora, possa ser feita uma melhor análise dos danos causados pelo tremor", afirma.

Ao evacuar prédios em situação de emergência, Palumbo orienta que jamais sejam usados elevadores. Outra dica é recorrer à brigada de incêndio do edifício, quando houver, que é treinada para orientar sobre possíveis rotas de fuga e outros procedimentos de segurança. "É muito simplório ficar embaixo de uma mesa ou em vãos de portas. Isso só é recomendado se não houver outro meio de proteção, mas a melhor solução é deixar o local", afirma.

De acordo com Palumbo, alguns indícios de que a estrutura do imóvel está afetada podem ser observados por leigos, como fissuras (pequenas rachaduras), rachaduras e barulhos incomuns. Em caso de emergência, como vidros de janela quebrados ou portas que não fecham, o que significa que a estrutura do local foi mesmo abalada, a orientação é chamar o Corpo de Bombeiros. A notificação não emergencial de tremores deve ser feita à Defesa Civil.

Origem
A origem do abalo foi no mar, às 21h de terça-feira, a cerca de 200 quilômetros da costa de São Paulo. Segundo a Capitania dos Portos, seis barcos de patrulha estavam na área, mas não perceberam nada. O susto foi mesmo em terra firme.

Maior dos últimos 10 anos
De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o terremoto registrado na noite de terça-feira foi o maior do país em dez anos e o sexto maior já registrado no Brasil.

De acordo com George Sand França, professor do Observatório, os outros cinco maiores tremores foram: Porto dos Gaúchos (MT), com 6,2 graus na escala Richter, em 1955; no litoral de Vitória, com 6,1 na escala Richter, em 1955; em Tubarão (SC), com 5,5 na escala Richter, em 1939; em Codajás (AM), com 5,5 na escala Richter, em 1984 e na Bacia do Pantanal, com 5,4 na escala Richter, em 1964.

Bombeiros dão dicas do que fazer em caso de novos tremores
Tenente Marcos Palumbo diz que melhor medida é deixar ambientes fechados.
Vidros quebrados ou portas que não fecham podem indicar danos na estrutura do imóvel.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir