Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2008

Dengue devia ter acabado há muito tempo, diz Xuxa
Apresentadora foi ao HemoRio participar da campanha de doação de sangue.
Dengue devia ter acabado há muito tempo, diz Xuxa
Foto: Alba Valéria Mendonça / G1

A apresentadora Xuxa Meneghel afirmou nesta quinta-feira (24) que o problema com a dengue deveria ter acabado ""há muito tempo"". Xuxa doou sangue para a campanha "Todos juntos contra a dengue". Ela contou que há mais de 20 anos, quando iniciou o seu programa infantil na TV Globo, já havia um personagem com o nome da doença e, de lá para cá, pouca coisa mudou.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, já foram confirmadas 92 mortes por dengue neste ano e mais 96 óbitos estão sendo investigados. Em 2002, na que era a pior epidemia da História, 91 pessoas morreram por causa da mesma doença.

"Doação devia ser rotina"
Doando sangue pela primeira vez, Xuxa contou que pretende repetir a ação a cada três meses. Insistindo que cada um deve fazer a sua parte, ela disse que já toma todas as precauções em sua casa, furando, por exemplo, todos os vasinhos de plantas em sua casa, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, para não acumular água.

"É importante que todos se eduquem para que a epidemia não se repita ano que vem. Os focos do mosquito devem ser combatidos durante todo o ano, assim como a doação de sangue, que deve fazer parte da rotina de todo cidadão" comentou."Já avançamos em tanta coisa na vida, mas em pleno 2008, ainda estamos falando em epidemia. Não sei como ainda não cabaram como uma coisa dessas, com tantos avanços, não dá para entender.

Diante da epidemia, a apresentadora disse que não custa nada a população colaborar com a doação de sangue. Ela lembrou que dois funcionários que trabalham na sua casa apresentaram sintomas da doença e que ela procura tomar todo o cuidado possível, principalmente com a filha.

"A gente já está numa epidemia. Temos de fazer alguma coisa e doar sangue é o principal delas", disse Xuxa, que antes da doação procurou saber se poderia voltar ao trabalho. "A picada dói um pouco, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas estou me sentindo muito bem. Não fiquei tonta ou enjoada. Além de sangue, as pessoas deveriam também pensar na doação de órgãos e tecidos,. Tem uma fila imensa de gente esperando por um coração ou um rim. Se a gente pode ajudar, não custa nada", disse Xuxa, destacando que apenas 1,8% das pessoas costumam doar sangue e menos de 1% faz a doação dos órgãos dos parentes mortos.

Em casa, além de furar os vasos de planta, a apresentadora disse que toma outros cuidados, como uso do fumacê e do repelente. Principalmente, na filha Sacha. Além do uso constante de repelente na menina, Xuxa disse que não deixa mais a filha usar chinelos, minissaia e shorts.

"Na escola, as crianças usam botas ou sapato fechado. Passo repelente até por cima da roupa dela, pois dizem que o mosquito pode picar através do tecido. A gente fica apavorada quando encontra um mosquito. A gente vive se preparando para ir à luta", disse a apresentadora.

Famosos contra a dengue
Xuxa não é a primeira a abraçar a luta contra a dengue. Os atores Cléo Pires, Antonio Calloni e Letícia Spiller são algumas das celebridades que já deram seu sangue na campanha.

A modelo internacional Naomi Campbell também tentou, mas não pode doar sangue porque fez uma cirurgia de emergência para retirada de um cisto, em São Paulo, no mês de fevereiro.

Como doar
Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum e o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto. Para mais informações, ligue para o Disque-Sangue (0800 282 0708).

Dengue devia ter acabado há muito tempo, diz Xuxa ao doar sangue
Apresentadora foi ao HemoRio participar da campanha de doação de sangue.
Xuxa lembrou que tinha um personagem Dengue em seu programa há mais de 20 anos.

Fonte: Alba Valéria Mendonça

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir