Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2008

Catadora de papel vira modelo internacional na Argentina
Adolescente de 15 anos foi descoberta pegando papel�o para reciclagem.
Catadora de papel vira modelo internacional na Argentina
Foto: BBC

Uma catadora de papel de 15 anos venceu o concurso de modelos da ag�ncia Elite Model, de Buenos Aires, e vai representar a Argentina na competi��o internacional.

Daniela Cott era parte do verdadeiro ex�rcito de argentinos empobrecidos, chamados de "cartoneros", que todas as noites percorrem Buenos Aires procurando papel�o, papel e latas, que vendem para reciclagem.

Daniela fazia este trabalho com sua fam�lia at� que um ca�ador de talentos a viu catando lixo e fez uma proposta para transform�-la em modelo.

"Eu ia pegar papel�o com minha m�e e minha av�. N�o gostava de fazer isso, mas tinha que fazer para ajudar minha fam�lia", disse a modelo � BBC.

"No come�o, quando me fizeram a proposta para ser modelo, n�o acreditei numa palavra sequer. Mas, no fim, me convenceram a tentar", acrescentou.

Em pouco tempo, a adolescente deixou as ruas e come�ou a trabalhar nas passarelas para se transformar na que muitos consideram a primeira modelo "cartonera" da Argentina.

Cuidado com as m�os
Daniela Cott j� apareceu em v�rios programas de televis�o e revistas da Argentina e da Espanha.

Ela garante que seus dias procurando papel�o no lixo de Buenos Aires ficaram no passado.

"Adoro participar de sess�es de fotos, mas o que mais gosto � desfilar com vestidos bonitos. N�o trocaria isso por nada", afirmou.

"Minha m�e acreditava que eu tinha potencial e me apoiou desde o in�cio. Quando ganhei o concurso, foi o melhor momento da minha vida, vou lembrar para sempre."

"Agora a ag�ncia est� me ajudando a fazer o que antes n�o podia: cuidar do meu corpo, meu rosto e de minhas m�os", acrescentou.

Fotog�nica
A ag�ncia Elite Model, que representa Daniela, afirma que a adolescente tem um grande futuro nas passarelas internacionais.

"Para come�ar, ela � muito fotog�nica e isto, hoje em dia, � o mais importante no mundo da moda", disse � BBC Salvador Jaef, diretor da Elite Model da Argentina.

"Al�m do mais, muitas vezes damos prefer�ncia por estas jovens que saem de fam�lias mais humildes, pois t�m mais vontade de vencer e mais estabilidade emocional do que as meninas bonitas de classe alta", acrescentou.

Daniela, por sua vez, afirma que o que mais gosta s�o as viagens.

"Sempre viajo com algu�m da minha fam�lia, pois n�o gosto de dormir sozinha", afirma a modelo.

Catadora de papel vira modelo internacional na Argentina. Adolescente de 15 anos foi descoberta pegando papel�o para reciclagem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir