Categoria Economia  Noticia Atualizada em 25-04-2008

Estoque mundial de arroz caiu pela metade
Ano 2000 terminou com 147,3 milh�es de toneladas de arroz estocadas.
Estoque mundial de arroz caiu pela metade
Foto: www.g1.com.br

O governo anunciou, nesta quinta-feira (24), leil�es de arroz proveniente de estoques p�blicos para tentar segurar a subida dos pre�os desse alimento no mercado interno.

A alta no pre�o do arroz j� fez restaurantes de Porto Alegre reajustarem os pre�os das refei��es em 6%, de acordo com a associa��o do setor.

"N�s temos que repassar, n�o temos o que fazer", disse Ari Alselmini, da Associa��o de Restaurantes de Porto Alegre.

Comer em casa tamb�m est� mais caro. Segundo a Funda��o Get�lio Vargas (FGV), em um ano, o pre�o do produto ao consumidor subiu 7,38% � mais que a infla��o do per�odo.

"Aumentou bastante o arroz. O arroz e o feij�o j� t� coisa pra rico", brincou a dona-de-casa, Juracir Cardoso.

Para conter a alta dos pre�os e evitar o desabastecimento no Brasil, o governo federal decidiu leiloar arroz dos estoques p�blicos armazenados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O governo afastou, por enquanto, a possibilidade de suspender ou adotar barreiras para as exporta��es do setor privado, o que tranq�ilizou os produtores.

"Qualquer tipo de interven��o, pro setor, � extremamente mal�fica", argumentou Ricardo Cotta, da Confedera��o Nacional da Agricultura.

Estoques diminu�ram
O que acontece no varejo brasileiro � reflexo de uma crise no mercado mundial.

Na �sia e �frica, a produ��o foi afetada pelo clima. Alguns dos maiores exportadores do mundo como China, �ndia, Tail�ndia, Vietn�, Cazaquist�o e Egito suspenderam as exporta��es.

Nos �ltimos anos, a produ��o mundial de arroz se manteve praticamente est�vel, enquanto o consumo vem aumentando. Resultado: o estoque mundial do produto caiu � metade desde 2000.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, a produ��o mundial de arroz, em 2005, foi de 418,1 milh�es de toneladas. O n�vel foi mantido em 2006 com 418 milh�es. Houve aumento em 2007: 421,2 milh�es de toneladas de arroz produzidas.

Enquanto isso, o consumo subiu de 415,6 milh�es em 2005 para 424,2 milh�es em 2007.

Os estoques de arroz diminu�ram. Enquanto o ano 2000 terminou com 147,3 milh�es de toneladas de arroz armazenadas, 2007 encerrou com 74,1 milh�es de toneladas de arroz estocadas.

Especula��o
Outro motivo para a alta do arroz � a especula��o. Com o d�lar em queda, investidores t�m apostado em commodities e at� alimentos. Os pre�os do arroz na bolsa de Chicago dispararam neste ano.

Nesta quinta-feira (24), duas das maiores redes atacadistas dos EUA limitaram a venda a quatro sacos do gr�o por consumidor.

Foi a alternativa, segundo as redes, para evitar o desabastecimento. Restaurantes estavam comprando para fazer estoque e economizar.

Estoque mundial de arroz caiu pela metade de 2000 a 2007, diz governo americano
Ano 2000 terminou com 147,3 milh�es de toneladas de arroz estocadas.
J� 2007 encerrou com 74,1 milh�es de toneladas do cereal estocadas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir