Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-04-2008

Brasileiro pode ser acusado de terrorismo nos EUA
Joel Lemos, 38 anos, aguarda julgamento h� dois anos e meio numa pris�o dos Estados Unidos, acusado de terrorismo.
Brasileiro pode ser acusado de terrorismo nos EUA
Foto: Ag�ncia RBS

Autoridades de Santa Catarina e a fam�lia de Joel Lemos, de 37 anos, acusado de explodir o carro de outro brasileiro, nos Estados Unidos, ir�o pedir na pr�xima semana que o Itamaraty interceda para sua extradi��o. Preso desde 2006 em uma penitenci�ria do Estado de Massachusetts, Joel pode ser acusado de terrorismo.

Para sua m�e, Deomir Lemos, que ter� uma audi�ncia na ter�a-feira no Minist�rio das Rela��es Exteriores, o crime foi passional, j� que ele estava envolvido em um tri�ngulo amoroso.

A hip�tese de terrorismo contra o Estado ganhou for�a, pois foram encontrados em uma caixa com pertences dele na casa da irm� de Joel, que tamb�m vive nos Estados Unidos, plantas de alguns im�veis e desenhos de bombas.

Tudo estava dentro de um exemplar do Alcor�o, o livro sagrado dos mu�ulmanos. A m�e do brasileiro diz que o livro foi um presente de um amigo. "� at� um absurdo falar que ele era isl�mico, porque somos todos evang�licos."

Joel Lemos � natural de Crici�ma, no sul de Santa Catarina, e vive ilegalmente nos Estados Unidos h� 16 anos . No pa�s, era dono de uma pizzaria na cidade de Sormeville. Ele foi casado com uma brasileira, com quem tem um filho de 10 anos, mas depois passou a viver com a americana Cheri Ellis, que era sua funcion�ria.

Segundo relatou em uma das cartas para sua m�e, Joel estava com problemas com o governo americano por sonega��o de impostos. Cheri o teria aconselhado a deixar o pa�s e ficou respons�vel por vender os neg�cios e bens do brasileiro para depois encontr�-lo na Europa. Como n�o foi, Joel voltou aos Estados Unidos e descobriu que ela estava vivendo com o brasileiro Fernando Ara�jo, tamb�m funcion�rio na pizzaria.

Joel explodiu uma bomba no carro de Ara�jo, que ficou com seq�elas nos olhos. Embora tenham se passado mais de dois anos do crime, o brasileiro ainda aguarda julgamento. As informa��es s�o do jornal O Estado de S. Paulo

Brasileiro pode ser acusado de terrorismo nos EUA

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir