Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 25-04-2008

A única vez que o interior superou a capital
Em 86, a Inter de Limeira, despachou o Verdão na final. Pepe relembra e aposta na Ponte
A única vez que o interior superou a capital
Foto: Reprodução

Comandante da primeira equipe do interior a conquistar o Campeonato Paulista - a Internacional de Limeira, em 1986 - Pepe aposta suas fichas na Ponte Preta. Para o eterno Canhão da Vila, a Macaca está pronta para surpreender o Palmeiras, como a Inter fez há 22 anos. Verdão e Ponte começam a decidir o título deste ano no próximo domingo, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

- Olha, com todo o respeito ao Palmeiras, eu torço para que a Ponte possa beliscar esse título, como aconteceu com a Internacional há 22 anos. Vai ser difícil, o Palmeiras tem uma grande equipe, um bom treinador e até pode ser considerado favorito. Mas confio na Ponte Preta - comenta Pepe, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone de Itapira (SP), onde hoje trabalha como supervisor de futebol da Itapirense, time que disputa a Série A-3 do Paulistão.

Essa aposta na Macaca é feita também com o coração. Pepe treinou a equipe em três oportunidades, além de ter dirigido também o Guarani.

- Sou cidadão campineiro. Tenho muitos amigos na cidade. Gosto muito de lá e ficaria muito feliz se esse título fosse para Campinas - torce.

Consagrado como grande atacante santista nos anos 60, ao lado de Pelé, Coutinho, Dorval, entre outros, Pepe encarava em 1986 sua primeira chance para montar um time a seu gosto. Até então, ele havia desempenhado o papel de treinador no próprio Santos, mas sempre sendo chamado às pressas, para cobrir a saída de algum treinador. E ele conseguiu montar uma equipe que marcou época, revelando jogadores como Lê, Tato e recuperando outros como Gilberto Costa e Kita

- Foi um belíssimo trabalho. Tive tempo para montar uma equipe, achar a posição correta para os jogadores e dar padrão de jogo. Foi um trabalho inédito e que abriu caminho outras equipes do interior paulista que conquistaram títulos nos anos seguintes. Com certeza, é algo que vai ficar marcado para sempre na minha vida e até no futebol brasileiro - diz.

Para Pepe, até pode-se comparar a Ponte Preta atual com a Inter de Limeira: são duas equipes que foram regulares durante a competição e que mereceram estar na final. No entanto, ele não tem dúvidas em afirmar que a conquista da Inter foi muito mais complicada. Para o ex-treinador, o time de Limeira sofreu para chegar ao título inédito. Ele lembra que a Internacional disputou 38 jogos. Foram 18 vitórias, 13 empates e sete derrotas. O time foi campeão com a defesa menos vazada (33 gols), o melhor ataque (59) e o artilheiro da competição: Kita, com 23. Desbancou o Santos, na semifinal, e derrubou o Palmeiras, na final.

- A final foi disputada em dois jogos no Morumbi, com 100 mil palmeirenses em cada um. A Ponte está fazendo uma ótima campanha, mas disputou bem menos jogos e ainda pode fazer o primeiro jogo em casa. Isso não desvaloriza uma conquista da Ponte, claro. Mas acho que, comparando, o nosso título de 86 foi mais sofrido - afirma Pepe, que levantava o seu segundo estadual como treinador (ele comandou o Santos na conquista do Paulistão 73).

A única vez que o interior superou a capital. Em 86, a Inter de Limeira, despachou o Verdão na final. Pepe relembra e aposta na Ponte.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir