Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-04-2008

Secretário quer retirada de porta-aviões americano de águas
De acordo com Carlos Minc, presença do navio desrespeita constituição.
Secretário quer retirada de porta-aviões americano de águas
Foto: Daniella Clark/G1

O secretário estadual do Ambiente Carlos Minc enviou nesta sexta-feira (25) documento ao palácio do planalto sugerindo a retirada do porta-aviões americano USS George Washington das águas territoriais brasileiras.

De acordo com o secretário, o porta-aviões estaria em situação irregular no país, já que a Constituição Federal proíbe formalmente o uso da energia nuclear para fins militares em território brasileiro, permitindo seu uso exclusivamente para fins pacíficos.

Tecnologia nuclear
O USS George Washington chegou esta semana à Baía de Guanabara para participar de exercícios navais e, segundo o secretário, transporta de seis a dez bombas nucleares e de dez a 20 torpedos nucleares e mísseis nucleares em seus aviões.

"Não é aceitável a resposta do almirante americano de que ele não pode dizer se o porta-aviões George Washington transporta ou não armas nucleares. Como a Constituição Brasileira se sobrepõe a qualquer acordo, o governo federal deve determinar que os navios e aviões portando armas nucleares deixem os mares territoriais brasileiros", afirmou o secretário.

Consulado
Procurado pelo G1, o consulado americano no Rio de Janeiro assegurou que os navios da frota americana são seguros. Veja a íntegra da nota divulgada:

"Navios norte-americanos movidos à energia nuclear têm operado com segurança por mais de 50 anos sem acidentes em seus reatores ou qualquer vazamento de radioatividade com efeitos em seres humanos, vida marinha ou no meio ambiente em geral. Esses navios têm um histórico excelente de mais de 138 milhões milhas navegadas com energia nuclear (o equivalente a 5 mil voltas ao redor da Terra). Ele são bem-vindos em mais de 150 portos de 50 países e territórios por todo o mundo."

Secretário quer retirada de porta-aviões americano de águas brasileiras
De acordo com Carlos Minc, presença do navio desrespeita constituição.
Porta-aviões transportaria bombas, mísseis e torpedos nucleares.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir