Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-04-2008

Reconstituição da morte de Isabella deve durar cinco horas
Tempo é calculado levando em conta ausência do pai e da madrasta da menina.
Reconstituição da morte de Isabella deve durar cinco horas
Foto: www.g1.com.br

Deve durar cerca de cinco horas a reconstituição da morte da menina Isabella Nardoni, que estava prevista para começar às 9h deste domingo (27), de acordo com previsão da secretaria de Segurança Pública (SSP).

Caso Isabella: cobertura completa

A previsão inicial era que o procedimento durasse dez horas, mas o tempo será menor porque o casal suspeito - Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina - não vai participar.

A reconstituição é fundamental para o andamento das investigações sobre o caso. Ela acontece no Edifício London, localizado na Rua Santa Leocádia, na Vila Mazzei Zona Norte de São Paulo. A menina morreu lá, no dia 29 de março, depois de ser espancada, asfixiada e jogada da janela do 6º andar.

Para evitar tumultos, a rua está fechada desde o fim da noite de sábado (26). Só é permitida a entrada dos moradores, que foram cadastrados pela polícia. Oitenta policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) fazem o policiamento no local. O número de policiais militares não foi divulgado. A estimativa era que cem policiais - entre civis e militares - atuassem no local.

Reprodução
O principal objetivo da reconstituição é reproduzir passo a passo a versão apresentada pelo casal, desde a chegada ao prédio até o momento em que Isabella foi socorrida pelo Resgate. Serão confrontados os resultados dos exames periciais com as declarações de testemunhas e indiciados. Além disso, seria cronometrada toda a seqüência narrada pelo pai e pela madrasta. Porém, sem a presença do casal, que não foi confirmada, isso não deve acontecer.

Segundo a polícia, a maior parte do procedimento deve ser feito dentro do prédio e do apartamento. Em apenas dois momentos os a ação deve acontecer no lado externo. Um deles será no jardim, onde o corpo da menina caiu após ser jogado da janela, e o outro será em um prédio vizinho.

Dublês
Como Alexandre e Anna Carolina não vão participar da reconstituição, pessoas com mesmo tipo físico dos dois vão interpretar o casal. Cinco testemunhas devem participar: dois vizinhos, o porteiro do prédio, os funcionários do resgate e a mulher do subsíndico.

Moradores do Edifício London e de imóveis vizinhos contarão o que viram o ouviram naquela noite. O porteiro do prédio, primeiro a ver o corpo de Isabella estendido no gramado, e os homens do Resgate darão detalhes sobre a posição em que a menina foi encontrada e o socorro à vítima.

Esquema de segurança
Assim como na ocasião em que os dois suspeitos do crime foram prestar depoimento no 9º Distrito Policial, onde as investigações são concentradas, foi montado um esquema de segurança para garantir o trabalho dos peritos, a circulação dos moradores e a movimentação da imprensa. Os acessos à rua estão bloqueados e apenas moradores, jornalistas e policiais podem entrar. A calçada do prédio e parte da rua em frente dele estão restritas apenas aos policiais e aos carros que precisarem entrar ou sair das garagens.

Há dois bloqueios na rua do prédio - um 60 metros à direita do edifício e outro 60 metros à esquerda. Nesses locais, estão policiais que controlam a passagem dos carros e pedestres. Apenas são autorizados a passar os jornalistas, moradores e visitantes das residências locais, que são acompanhados por policiais ao seu destino. A idéia é evitar o acúmulo de pessoas, o que pode gerar confusão e barulho, atrapalhando o trabalho dos peritos.

O espaço aéreo acima do edifício está fechado em um raio de 1,5 km, conforme autorização judicial. Isso porque o barulho dos helicópteros pode comprometer a reconstituição quando forem comparadas as versões de testemunhas que afirmam ter ouvido gritos na noite do crime.

Reconstituição da morte de Isabella deve durar cinco horas, diz secretaria
Tempo é calculado levando em conta ausência do pai e da madrasta da menina.
Inquérito do caso deve ser concluído e entregue ao MP nesta segunda-feira (28).


Fonte: Juliana Cardilli

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir