Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-04-2008

Programa sobre desaparecimento da criança será exibido
Em documentário, pai de Madeleine diz acreditar que filha está viva
Programa sobre desaparecimento da criança será exibido
Foto: AFP

Gerry McCann, pai da menina inglesa Madeleine McCann -- que sumiu há um ano em Portugal --, acha que sua filha ainda está viva, segundo depoimento que deu a um documentário produzido depois de uma visita que fez a um centro americano especializado em casos de crianças desaparecidas.

No filme, que será exibido no próximo dia 30 pela rede de TV britânica "ITV" sob o título "Madeleine - Um ano depois: Campanha pela Mudança", Gerry diz acreditar que sua filha está viva em algum lugar. "Eu realmente acredito nisso", afirma.

O documentário mostra os pais de Maddie -- Gerry e Kate McCann -- nos Estados Unidos, onde foram conhecer o sistema de alarme "Amber", que é acionado toda vez que um menor desaparece. Nos EUA, entre 40% e 50% dos raptos envolvendo crianças terminam com a morte delas. Além disso, quanto mais nova a criança, menores são as chances de ela ser maltratada, explicou McCann.

"Essas são pessoas experientes em investigações", disse o pai de Madeleine sobre as informações a que teve acesso nos EUA.

Durante a recente viagem que fizeram a esse país, Gerry e Kate se reuniram com Ed Smart, cuja filha Elizabeth, de 15 anos, ficou nove meses sumida até ser encontrada. O pai de Elizabeth Smart manteve contato com os McCann durante mais de dez meses, mas os três só se viram pela primeira vez durante a visita que os pais de Madeleine fizeram aos EUA.

Os McCann visitaram o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas, que informou ao casal que 80% dos menores que desaparecem são achados 72 horas após a ativação do sistema de alarme "Amber".

No documentário da TV britânica, a mãe de Madeleine disse que ainda tem esperanças de encontrar a filha e que acredita que a Europa vai adotar um sistema similar ao utilizado nos EUA. Os pais da menina britânica visitaram recentemente o Parlamento Europeu para dar seu apoio a um mecanismo rápido de alerta na Europa que permita localizar menores desaparecidos.

Madeleine desapareceu em 3 de maio de 2007, quando dormia com seus irmãos gêmeos de dois anos no quarto de um resort da Praia da Luz, no Algarve (sul português). Na hora do seu sumiço, seus pais jantavam com amigos em um restaurante próximo.

Em documentário, pai de Madeleine diz acreditar que filha está viva
Programa sobre desaparecimento da criança será exibido no próximo dia 30.
Pais de Madeleine visitaram o EUA, para conhecer sistema de alerta "Amber".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir