Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-04-2008

China confirma 66 mortos após choque de trens
Colisão entre duas composições também deixou pelo menos 247 feridos. Trem T195, cuja rota era Pequim/Qingdao, se chocou contra o trem 5034
China confirma 66 mortos após choque de trens
Foto: AP

As autoridades ferroviárias chinesas confirmaram 66 mortos e pelo menos 247 feridos, dos quais 70 pessoas em estado grave, após a colisão de dois trens na província oriental chinesa de Shandong. A informação é da agência de notícias "Xinhua". A TV central da China também noticiou os mesmos índices de mortos e feridos.

O Departamento Ferroviário de Jinan, de Shandong, informou ainda que 57 pessoas morreram no momento do acidente e os demais em três hospitais da região.

Entre os feridos estariam quatro franceses, de acordo com um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores.

Trens
O acidente envolveu dois trens de passageiros: o T195, que cobre a rota entre Pequim e Qingdao (em Shandong), que se chocou contra o trem 5034, que liga as cidades de Yantai e Xuzhou. A colisão ocorreu na altura da cidade de Zibo, às 4h43 desta segunda-feira (28) - 17h43 de Brasília de domingo -, segundo informou um porta-voz do governo de Shandong.

O Ministério de Ferrovias informou ainda que o trem T195 descarrilou antes de colidir com a outra composição. As causas do acidente não foram divulgadas.

O acidente interrompeu o tráfego ferroviário entre Jinan, capital de Shandong, e a cidade de Qingdao, uma rota crucial nesta província oriental do país.

Resgate
Pelo 1.500 pessoas, entre bombeiros, médicos e voluntários, participam do trabalho de resgate de vítimas. As cidades da região também estão disponibilizando nove hotéis para receber familiares das vítimas.

O vice-primeiro ministro da China, Zhang Dejiang, informou que irá acompanhar pessoalmente as operações de resgate de vítimas.

Outro acidente
Em janeiro, o trem de alta velocidade entre Pequim e Qingdao atropelou um grupo de trabalhadores ferroviários nesta mesma província, causando a morte de 18 pessoas e deixando outras nove feridas.

O trem é o principal meio de transporte no país mais populoso do mundo, que conta com a maior rede ferroviária do planeta, com 74.000 km de vias que estão sendo ampliados para 100.000 em um plano que durará até o ano 2020.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir