Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-04-2008

Largartas deixam 29 envenenados no Paraná
Veneno da lagarta-do-fogo provoca sensação de queimadura, manchas e hemorragia
Largartas deixam 29 envenenados no Paraná
Foto: Reprodução

Quando a cidade cresce em direção ao campo, problemas que antes eram só do campo passam a ser também da cidade. É o que tem acontecido no Paraná. Só neste ano, 29 pessoas foram envenenadas por lagartas.

São os pequenos espinhos e uma sensação de queimadura forte que fizeram a Lonomia ficar conhecida como lagarta-do-fogo. Basta um esbarrão para que o veneno provoque também manchas e hemorragia.

Só nos três primeiros meses deste ano, foram registrados no Paraná 29 acidentes, bem mais que os 22 de todo o ano passado. Em casos mais graves, a falta de atendimento médico pode causar a morte em apenas quatro dias.

Foi o que aconteceu com uma dona-de-casa no sudoeste do estado. Já o aposentado José Moreira, de Araucária, ficou três dias internado. Só se salvou porque o socorro foi imediato. "Foi só passar e eu já senti a mão queimando", disse.

Perigo
O perigo se esconde nas árvores dos quintais ou das ruas. Esta espécie de lagarta, típica das florestas da Região Sul, está bem adaptada à vida urbana. E o pior de tudo é que ela se confunde com a vegetação.

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde coletam e enviam as lagartas para o Instituto Butantã, em São Paulo, onde é feito o único soro capaz de salvar quem é contaminado. O número de acidentes que cresce a cada ano. Para pesquisadores, é uma resposta da natureza para o encolhimento da mata nativa. "Ela se adaptou, saiu do resquício da mata e foi se adaptar a outro tipo de vegetação", explica a pesquisadora Gisélia Rúbio.

Largartas deixam 29 envenenados no Paraná. Veneno da lagarta-do-fogo provoca sensação de queimadura, manchas e hemorragia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir