Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2008

Metrô ignorou recomendações para Linha 4, diz jornal
Dois relatórios apontaram que escavações deveriam ser mais profundas
Metrô ignorou recomendações para Linha 4, diz jornal
Foto: Arquivo/G1

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) desconsiderou recomendações técnicas que dariam mais segurança às escavações da Estação Pinheiros da Linha 4 (Amarela), de acordo com dois relatórios obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo. No dia 12 de janeiro de 2007, um desabamento no canteiro de obras provocou a morte de sete pessoas soterradas.

De acordo com o jornal, os dois relatórios indicavam necessidade de obras mais profundas que as realizadas, por causa de problemas no solo na região.

Isso, porém, atrasaria a inauguração em seis meses e demandaria novos gastos, não só durante a obra como também após a abertura da estação, incluindo mais lances de escadas rolantes e maior uso de energia elétrica.

A estação foi escavada a 30 metros de profundidade, quando o ideal, conforme especialistas, seria de 35 a 45 metros. Isso reduziria a possibilidade de desabamentos no local, como o do ano passado.

Responsabilidade
O Metrô alega que a elaboração do projeto que poderia rebaixar a cota é de responsabilidade do Consórcio Via Amarela - formado pela OAS, Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Alstom. Segundo a companhia, a determinação final sobre a construção caberia aos empreiteiros.

"O projeto teve várias etapas e mudaram as cotas (a profundidade). Na última mudança, ela subiu, deixando a linha e a estação mais rasas", explicou o engenheiro Roberto Kochen. Diretor do Departamento de Engenharia Civil do Instituto de Engenharia, ele participou entre 1993 e 2002 da elaboração dos projetos da Linha 4.

Tendência
Segundo o engenheiro, a tendência hoje no mundo é trabalhar com escavações mais profundas, que afetam menos a superfície - incluindo edificações e galerias de água e esgoto - e evitam problemas com surpresas geológicas. "A execução fica mais segura. Mas também amplia os gastos", explica.

"No caso da Linha 4-Amarela, uma profundidade ideal do ponto de vista da construção dos túneis e das estações poderia ter sido cerca de 35 a 45 metros abaixo da superfície", explicou Nick Barton, autor de outro estudo. "Isso não removeria a possibilidade de encontrar argilas, mas teria reduzido bastante a freqüência de tal ocorrência. Em tal profundidade, a construção dos túneis e das estações seria a partir de cotas subterrâneas e as escadas rolantes teriam de ser maiores."

Metrô ignorou recomendações para Linha 4, diz jornal. Dois relatórios apontaram que escavações deveriam ser mais profundas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir