Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-04-2008

Ex-vice de Saddam vai a julgamento no Iraque
Tareq Aziz ser� julgado nesta ter�a-feira (29)
Ex-vice de Saddam vai a julgamento no Iraque
Foto: Reprodu��o

O ex-vice-premi� iraquiano Tareq Aziz ser� julgado nesta ter�a-feira (29) pela execu��o de dezenas de comerciantes em 1992. Se condenado, pode pegar a pena de morte.

O advogado de Aziz disse que as acusa��es contra seu cliente n�o t�m fundamento.

Esta � a primeira vez que Aziz, de 72 anos, que atuou como ministro das Rela��es Exteriores, ser� alvo de acusa��es desde que se entregou �s for�as norte-americanas em abril de 2003.

Os mercadores eram acusados de aumentar os pre�os de produtos importantes, violando o controle de pre�os implementado pelo Estado iraquiano quando o pa�s sofria com as san��es da ONU, impostas devido � invas�o do Kuwait em 1990.

Quem � Aziz
�nico crist�o no c�rculo de Saddam, Aziz virou figura importante na m�dia internacional � �poca da invas�o do Kuwait e da crise que a sucedeu.

Ele desempenhou um brilhante papel diplom�tico nas v�speras da Guerra do Golfo, quando era ministro das Rela��es Exteriores, exibindo ingl�s sem falhas, personalidade forte e habilidade para negociar.

Havia sete outros r�us no caso, antes de o Alto Tribunal Iraquiano incluir os meio-irm�os de Saddam Watban Ibrahim al-Hassa, ministro do Interior na �poca das execu��es, e Sabaawi Ibrahim al-Hassan, ex-autoridade de seguran�a, segundo o porta-voz da corte, Aref Shaheen.

Um ex-ministro do Com�rcio e o chefe do Banco Central tamb�m enfrentar�o o julgamento.

"N�o h� acusa��o cr�vel contra Aziz", disse seu advogado, Badia Arif, � Reuters. "S� porque ele era membro do Conselho do Comando Revolucion�rio (de Saddam), respons�vel pelas senten�as de morte, o julgamento assume que ele seja culpado".

Outro r�u � o primo de Saddam Hussein, Ali Hassan al-Majeed, conhecido como "Ali Qu�mico". Majeed foi condenado � morte em junho por seu papel da campanha de "Antal", nos anos 1980, na qual dezenas de milhares de curdos foram mortos.

As apela��es t�m adiado a execu��o de Majeed, chamado de "Ali Qu�mico" pelos oponentes de Saddam devido ao uso de g�s venenoso em vilarejos curdos.

O Alto Tribunal Iraquiano foi formado para julgar os antigos membros do governo de Saddam, executado em dezembro de 2006, depois da condena��o por crimes contra a humanidade pela morte de 148 homens e meninos xiitas depois de uma tentativa de assassinato em 1982.

Aziz, que se queixa da sa�de, foi testemunha nos julgamentos de outros membros do governo. Ele � crist�o caldeu, o maior grupo crist�o no Iraque, e sua presen�a no governo era interpretada como um sinal de toler�ncia religiosa por parte de Saddam.

Quando se entregou, duas semanas depois da queda de Saddam, ele era o 43o lugar na lista de mais procurados pelos Estados Unidos.

Ex-vice de Saddam vai a julgamento no Iraque. Ex-vice de Saddam vai a julgamento no Iraque.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir