Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-04-2008

PF prende 61 por transporte irregular de madeira em MT
A PF prendeu, em Mato Grosso, 61 acusados de integrar uma quadrilha que facilitava o transporte e a explora��o ilegal de madeira
PF prende 61 por transporte irregular de madeira em MT
Foto: Otmar de Oliveira/A Gazeta de MT/AE

Em nova opera��o para reprimir crimes ambientais na Amaz�nia, a Pol�cia Federal (PF) prendeu, em Mato Grosso, 61 acusados de integrar uma quadrilha que facilitava o transporte irregular e a explora��o ilegal de madeira. O grupo, investigado desde maio, era formado por funcion�rios p�blicos estaduais, policiais rodovi�rios federais, madeireiros e advogados. Entre os detidos, s�o suspeitos de formar o bando 29 funcion�rios da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecu�ria (Indea), Delegacia Estadual de Repress�o a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), 10 da Pol�cia Rodovi�ria Federal (PRF) e 12 negociantes de madeira.

As pris�es foram decretadas pelo juiz Julier Sebasti�o da Silva, da 1� Vara da Justi�a Federal de Cuiab�, que acolheu pedido do Minist�rio P�blico Federal (MPF). Segundo o delegado Carlos Eduardo Fistarol, da Pol�cia Federal (PF), o esquema criminoso de fraude supostamente comandado pela advogada Silvana Moura Valente come�ava na Sema.
L�, servidores p�blicos estaduais envolvidos imprimiam maior agilidade nos processos de licenciamento para explora��o florestal, liberando em apenas dois dias a��es que demorariam at� 40 dias.

Em seguida, servidores do Indea adulteravam a classifica��o da madeira extra�da, permitindo o transporte de esp�cies nobres como comuns, sem chamar a aten��o de policiais da PRF em outros Estados. Os policiais s�o acusados de fazer "vista grossa" aos certificados irregulares e liberavam os caminh�es com cargas de madeiras ilegais, que sa�am da regi�o norte de Mato Grosso. Por caminh�o de madeira liberado, o policial de plant�o envolvido receberia R$ 500.

Denominada Termes - em latim, a express�o significa "verme' - , a opera��o mobilizou 250 policiais federais e 20 da For�a Nacional de Seguran�a (FNS) para cumprir ainda 58 mandados de busca e apreens�o em 14 cidades do Estado. Segundo a PF, o esquema foi descoberto a partir da deflagra��o da Opera��o Arco de Fogo, que visa a reprimir os crimes ambientais na Floresta Amaz�nica, que consistiam na facilita��o de todas as fases do processo de comercializa��o de madeira. Silvana e parte da quadrilha presa que ainda n�o constituiu advogado no processo n�o quiseram dar declara��es.

PF prende 61 por transporte irregular de madeira em MT

Fonte: Nelson Francisco
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir