Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Decisão sobre combustível precisa sair nesta quarta
Segundo Lula, decisão será anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Decisão sobre combustível precisa sair nesta quarta
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (30) que a decisão sobre reajuste do combustível sai ainda hoje e deve ser anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"O ministro da Fazenda está reunido fazendo um estudo de custo. Se ele chegar à conclusão de que é necessário aumentar, vai comunicar que vai aumentar. Se ele chegar à conclusão de que não vai

aumentar, vai dizer que não vai aumentar. E isso precisa ser resolvido hoje, não pode passar de hoje. Não podemos ficar a vida inteira lidando com especulação, porque é isso que vai acontecer", disse Lula após evento no Palácio do Planalto.

O presidente quer evitar especulação sobre o tema. "Daqui a pouco, o povo paga o preço no quilo de comida que ele come por um aumento no combustível que não houve. É melhor resolver isso logo. Vou aguardar a reunião. Depois o ministro Guido Mantega me chamará pelo telefone pra dizer a que conclusão ele chegou, ele mesmo comunica se vai aumentar", afirmou Lula.

O presidente viaja logo mais nesta quarta para Maceió, Alagoas, para participar de um fórum com governadores do nordeste.

Reunião
O presidente Lula participou nesta terça-feira (29) à noite de uma reunião de quase três horas de duração com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e os ministros Edson Lobão (Minas e Energia), Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) no Palácio do Planalto. Havia uma expectativa de que na reunião fosse tratado um possível reajuste no preço da gasolina.

O encontro no Palácio do Planalto começou às 18h40 e terminou às 21h20. Ao final, nenhum participante do encontro falou com a imprensa.

Nesta segunda-feira (28), a colunista do G1 Cristiana Lobo havia antecipado o encontro realizado nesta terça.

O possível reajuste da gasolina ganhou destaque depois que o presidente Lula tocou no assunto, ao lembrar que o combustível não sofre reajuste no mercado interno há 30 meses, quando o barril do petróleo estava cotado a US$ 30 no mercado internacional.

Com seguidos recordes no preço do óleo (o barril chegou a US$ 120), o assunto teria entrado na agenda do governo.

Decisão sobre combustível precisa sair nesta quarta, diz Lula
Segundo Lula, decisão será anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Reunião na terça-feira sobre assunto durou mais de três horas.

Fonte: Tiago Pariz

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir