Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-05-2008

Ciclone extratropical permanece no Sul do país até terça
Fenômeno deixou 31 cidades em estado de emergência em SC
Ciclone extratropical permanece no Sul do país até terça
Foto: Reprodução

Na Região Sul, a previsão para esta segunda-feira (5) é de mais temporais provocados pelo ciclone extratropical, que ainda ainda traz chuva e ventos fortes para o leste do Rio Grande do Sul. A ventania continua também no sul de Santa Catarina. O fneômeno deve se afastar do litoral do Sul do país nesta terça-feira (4). A madrugada desta segunda-feira foi uma das mais frias do ano.

O ciclone ainda deve provocar temporais e as rajadas de ventos de até 100 km/h por hora no leste do Rio Grande do Sul.

No sul de Santa Catarina, apesar de ainda ventar bastante, chove menos. Já entre o Piauí e Roraima, a previsão é de muita chuva.

Tempo seco e frio do oeste do Rio Grande do Sul até o Amazonas. A previsão é de sol e calor do norte de Minas Gerais ao oeste de Pernambuco. No restante do Brasil, chuva rápida.



Estado de emergência
O Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina informou que 31 cidades estão em situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu o estado na madrugada deste domingo (4). O ciclone extratropical atingiu o sul do país nesta sexta-feira (2) e afetou mais de 100 mil pessoas na região. Duas pessoas morreram neste sábado.


A cidade de Ermo é considerada uma das mais afetadas, pois a chuva, que ainda não parou, destruiu casas, um posto de saúde, alagou ruas e deixou cerca de 40 famílias desabrigadas.



Em Arroio do Silva, os danos ainda não foram divulgados. Em Jacinto Machado, quatro famílias deixaram suas residências por causa dos alagamentos e pelo menos 300 ficaram ilhadas com a elevação do Rio da Pedra.



Sem luz
No Rio Grande do Sul, quase 80 mil pessoas permanecem sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira, segundo dados da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Rio Grande Energia (RGE) e da AES Sul.




Mortes
Um caminhoneiro morreu após ser atingido por uma árvore em Serafina Corrêa (RS), na manhã deste sábado. Segundo informações da polícia, ele parou o veículo para ajudar a retirar um eucalipto que estava sobre a pista da RS-129.

Ainda de acordo com a polícia, neste momento, ele foi atingido por outra árvore que caiu sobre ele por causa dos ventos. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Medicina Legal de Passo Fundo.

Uma idosa, ainda não identificada, foi a segunda vítima do temporal no Rio Grande do Sul. Ela foi encontrada morta por um vizinho dentro de casa. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a casa estava alagada, por isso é possível que ela tenha morrido afogada ou mesmo passado mal em função do temporal.

Ciclone extratropical permanece no Sul do país até terça. Fenômeno deixou 31 cidades em estado de emergência em SC.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir