Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2008

Jovem de 16 anos diz que lucrou 500% na Bovespa em 2 anos
Ele usa o Home Broker nos neg�cios enquanto navega na internet
Jovem de 16 anos diz que lucrou 500% na Bovespa em 2 anos
Foto: Reprodu��o

Explodiu no Brasil o n�mero de pequenos investidores que operam diretamente e por conta pr�pria no mercado de a��es. Mas, especialistas advertem que operar na bolsa n�o � para principiantes.

Entre um bate-papo e outro na internet, M�rcio fica de olho nas cota��es dos pap�is negociados na Bovespa. Aos 16 anos, ele controla sozinho uma carteira de a��es que rendeu mais de 500% desde a primeira compra, h� dois anos. "Eu comecei com seis mil hoje eu tenho 32", conta.

A modalidade conhecida como Home Broker � usada principalmente por pequenos e m�dios investidores. As opera��es de compra e venda s�o feitas pela internet, em sites de 58 corretoras autorizadas pela Bovespa. Nos �ltimos anos, essa maneira de fazer neg�cio explodiu.

Em 2005, quase 38 mil investidores operavam via Home Broker. Hoje, passam de 200 mil e respondem por 12% do volume negociado na bolsa. Ao contr�rio da mesa de preg�o das corretoras, onde os clientes contam com assessoria na hora de fechar uma opera��o, no Home Broker toda a transa��o � feita sem intermedi�rios. Por isso, segundo os especialistas, esse � um sistema de negocia��o n�o recomendado para principiantes.

"Algumas pessoas que t�m muita ansiedade acabam utilizando o sistema como forma de se expor a um risco, confundindo muitas vezes at� com uma roleta ou um jogo de azar, o que n�o � certo. � um mercado t�cnico, � um mercado que exige conhecimento de quem est� participando", explica o gestor de carteiras Juliano Lima Pinheiro.

Com o interesse cada vez maior de pessoas f�sicas pela bolsa, as corretoras que apostaram no Home Broker comemoram. Numa corretora, o n�mero de acessos ao site dobrou de dois anos para c�. O s�cio da empresa alerta para o erro mais comum na hora fechar o neg�cio: a falta de aten��o.

"O cliente pega uma ordem e ele na correria em vez de botar comprando ele bota vendendo a a��o.Muito do que acontece � distra��o", diz o diretor da corretora, Bernardo Rodarte.

Para o empres�rio Bernardo Diniz, o risco de cuidar sozinho das finan�as compensa. Mas segundo ele, � preciso estabelecer um limite para os preju�zos e saber a hora certa de trocar a carteira de a��es. "Eu acho que sempre a decis�o tem que ser sua, porque o dinheiro � seu e ningu�m vai arcar com qualquer tipo de preju�zo", acredita.

Jovem de 16 anos diz que lucrou 500% na Bovespa em 2 anos. Ele usa o Home Broker nos neg�cios enquanto navega na internet.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir