Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-05-2008

Ciclone tropical causou pelo menos 22.500 mortes
Doen�as, fome e sede s�o as maiores amea�as para sobreviventes em Mianmar
Ciclone tropical causou pelo menos 22.500 mortes
Foto: www.g1.com.br

As doen�as, a fome e a sede se transformaram nas principais amea�as para os desabrigados em Mianmar (antiga Birm�nia) pelo ciclone tropical "Nargis", que causou pelo menos 22.500 mortes e deixou cerca de 40.000 desaparecidos.

A advert�ncia foi feita hoje pelas ag�ncias de ajuda humanit�ria, que come�aram a distribuir o material de emerg�ncia �s v�timas nas regi�es mais castigadas, no sul do pa�s.

Dengue
O Fundo das Na��es Unidas para a Inf�ncia (Unicef) pediu �s autoridades birmanesas que deixem de colocar impedimentos a seu trabalho, e lembrou que nestas situa��es as crian�as s�o as mais vulner�veis a doen�as como a dengue, uma s�ria amea�a em fun��o da �gua parada deixada pelo ciclone.

O pa�s tamb�m sofre com o risco de poss�veis surtos de c�lera e diarr�ia cr�nica, em raz�o das �guas contaminadas pelos milhares de corpos que est�o expostos ao calor e � umidade tropical.

A Junta Militar finalmente autorizou nesta quarta-feira (7) a distribui��o de 800 toneladas de arroz que o Programa Mundial de Alimentos da ONU tinha armazenado h� dias em Yangun.

No entanto, as ag�ncias das Na��es Unidas continuam se queixando da lentid�o das autoridades birmanesas para tramitar em Bangcoc os vistos de seu pessoal, o que atrasa o aux�lio aos desabrigados.

Doen�as, fome e sede s�o as maiores amea�as para sobreviventes em Mianmar
Ciclone tropical causou pelo menos 22.500 mortes.
A Junta Militar finalmente autorizou a distribui��o de 800 toneladas de arroz.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir