Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2008

Obama e Hillary dividem prévias e mantêm impasse democrata
O senador por Illinois venceu com facilidade na Carolina do Norte. A ex-primeira-dama teve uma vitória apertada, mas importante, em Indiana.
Obama e Hillary dividem prévias e mantêm impasse democrata
Foto: Reuters

Os pré-candidatos democratas à Presidência norte-americana, Hillary Clinton e Barack Obama, dividiram as primárias democratas desta terça-feira (6), o que, inevitavelmente, prolonga a indefinição sobre quem será o candidato do partido na corrida pela Casa Branca.

Obama venceu com facilidade na Carolina do Norte. Com 99% dos votos apurados no estado, ele tinha 56% dos votos, mais de dez pontos de vantagem sobre que sua adversária.

Hillary, por sua vez, venceu em Indiana numa disputa apertada, que impediu uma projeção muito antecipada da sua vitória, só definida depois que mais de 99% dos votos no estado foram apurados. Ela venceu por menos de dois pontos percentuais e deve levar apenas três delegados a mais de Obama.

Mesmo assim, sua candidatura se manteve na disputa com Obama, fazendo com que o impasse do partido seja mantido, o que pode permanecer até a convenção do partido, em agosto.

Divisão
Logo após o fim da votação na Carolina do Norte, quando foi projetada sua vitória, Obama fez um discurso em que felicitou a senadora Hillary Clinton pelo que "parecia" ser uma vitória na primária de seu partido em Indiana.

"Quero começar felicitando a senadora Hillary Clinton pelo que parece ser sua vitória no grande estado de Indiana", declarou Barack Obama a seus simpatizantes reunidos em Raleigh, na Carolina do Norte.

A senadora só falou a seus eleitores mais de 1h30 depois, se declarando vencedora no estado, que chamou de "desempate" na disputa pela candidatura democrata. Mesmo assim, os principais analistas da mídia do país evitavam projetá-la oficialmente como vencedora, já que, matematicamente, Obama ainda tinha chance de reverter a vantagem dela, que era de menos de 2 pontos percentuais quando 91% dos votos haviam sido contados.
Indiana é um estado com população mais branca, mais pobre e menos educada que a média do país, características demográficas que favoreceram a ex-primeira-dama americana no atual processo de primárias.

Impasse
Com a vitória na Carolina do Norte, Obama reforça seu avanço sobre a rival em número de delegados para a convenção do Partido Democrata, que escolherá formalmente, no final de agosto, quem disputará a Casa Branca.

Até esta terça-feira, o senador por Illinois tinha 1.738 delegados contra 1.606 de Hillary, de acordo com o site independente RealClearPolitics. O número, ainda distante do mínimo necessário de 2.025 delegados para ganhar a candidatura, mostra que o quadro não está definido. As primárias dessa terça dividem 72 delegados por Indiana e 115 pela Carolina do Norte.

Pesquisas realizadas nesta terça revelaram uma profunda divisão entre os democratas: apenas 48% dos seguidores de Hillary em Indiana e 45% na Carolina do Norte estão dispostos a votar em Obama se ele for eleito para enfrentar o republicano John McCain na eleição à presidência, em 4 de novembro.

A primária de Indiana, caracterizada por uma forte participação, era aberta a todos os eleitores, incluindo republicanos. O jornal local "Indy Star" revelou uma forte participação nas zonas tradicionalmente de direita. Enquanto isso, o polêmico ultraconservador Rush Limbaugh pedia aos eleitores que votassem em Hillary para semear o "caos" no ninho democrata.

As equipes de Hillary e Obama esperam poder se apoiar nos resultados dessa terça para tentar atrair os cerca de 270 "superdelegados" indecisos. Membros do partido com direito a voto na convenção, eles são essenciais, porque decidirão, em última instância, quem vai concorrer à presidência dos Estados Unidos.

Obama e Hillary dividem prévias e mantêm impasse democrata
O senador por Illinois venceu com facilidade na Carolina do Norte.
A ex-primeira-dama teve uma vitória apertada, mas importante, em Indiana.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir