Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-05-2008

Índia testa míssil nuclear pela 3ª vez
O "Agni-III" pesa 48 toneladas, tem 16 m, e tem sistema direcional computadorizado. Míssil balístico tem raio de ação de 3.000 km.
Índia testa míssil nuclear pela 3ª vez
Foto: AFP/AFP

A Índia testou hoje pela terceira vez seu mais potente míssil balístico terra-terra, com capacidade para carregar ogivas nucleares e um raio de ação de 3.000 km, informou a agência local "PTI".

O lançamento do míssil "Agni-III" ocorreu às 9h56 (1h26 de Brasília) na ilha de Wheeler, no estado de Orissa, segundo uma fonte do Ministério da Defesa.

Este é o terceiro teste realizado com o míssil, após um lançamento bem-sucedido em abril de 2007 e de um fracasso prévio, em julho de 2006.

O "Agni-III", que segundo a emissora indiana "NDTV" é o mais poderoso projétil da Índia, pode levar de 750 a 1.500 kg de carga explosiva e pode ser lançado de várias plataformas.

Segundo testemunhas citadas pela "PTI", após o lançamento o míssil deixou uma densa coluna de fumaça branca e laranja até desaparecer, e ainda não existe uma confirmação oficial do sucesso do teste. "Só poderemos saber o resultado do teste após uma análise detalhada dos dados recuperados do vôo", declarou uma fonte oficial.

O "Agni-III" pesa 48 toneladas, tem 16 metros, e está equipado com um sistema de direção computadorizado.

Índia testa míssil nuclear pela 3ª vez.
O "Agni-III" pesa 48 toneladas, tem 16 m, e tem sistema direcional computadorizado.
Míssil balístico tem raio de ação de 3.000 km.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir