Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-05-2008

Sul e Sudeste têm novos recordes de baixa temperatura
Madrugada fria provoca geada em Capão Alto (SC); Sul e Sudeste tiveram novos recordes de baixa temperatura nesta quarta
Sul e Sudeste têm novos recordes de baixa temperatura
Foto: Alvarélio Kurossu/Agência RBS

As temperaturas voltam a cair na noite desta quarta-feira nas regiões Sul e Sudeste do país, depois de uma manhã em que foram registrados recordes de frio para essa época do ano em diversas localidades, como Campos do Jordão, em São Paulo (2,7°C), Monte Verde, em Minas Gerais (-0,4°C), e Palmas, no Paraná (-0,5°C).

Segundo o metereologista Carlos Repelli, da InfoTempo, as baixas temperaturas devem permanecer até pelo menos sábado. No Paraná, deve fazer frio até domingo. "De manhã deve fazer frio, de dia esquenta um pouco, por conta do sol, e de noite cai de novo", disse.

Durante o dia, a máxima chega aos 25°C no oeste do Rio Grande do Sul e no oeste de São Paulo. Na capital paulista, a máxima será de 23°C.
Não há previsão de chuvas para os próximos dias, e em alguns locais, como a Serra Gaúcha, deve gear. Devido à baixa umidade, há chances de formação de nevoeiros. Na manhã desta quarta, aeroportos como o de Guarulhos e São José dos Campos, em São Paulo, tiveram que ser fechados por conta destes nevoeiros.

De acordo com Repelli, a onda de frio foi ocasionada por uma massa de ar polar bastante forte. "O sistema de alta pressão impede que frente frias atinjam Sul e Sudeste no outono. Quando alguma frente fria rompe esse bloqueio, é porque ela é muito intensa. Isso faz com que as temperaturas caiam de uma vez e, em casos extremos, são responsáveis pela formação de ciclones", explicou.

O metereologista disse, no entanto, que não há risco de novos ciclones, como o que causou estragos na região Sul neste final de semana, atingirem o país. "Os ciclones se formam no oceano e se dispersam para leste. Dificilmente acontece de entrar no continente", afirmou.

Sul e Sudeste têm novos recordes de baixa temperatura nesta quarta; frio deve durar até sábado.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir