Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-05-2008

Musharraf estaria disposto a renunciar a poderes
Paquistaneses apontam armas de brinquedo contra p�ster do presidente do pa�s Pervez Musharraf durante protesto nesta quinta-feira
Musharraf estaria disposto a renunciar a poderes
Foto: AP

Islamabad, 3 mai (EFE).- O presidente paquistan�s, Pervez Musharraf, estaria disposto a renunciar a seus poderes de dissolu��o do Parlamento e afastamento do primeiro-ministro em troca de cobertura legal para suas a��es durante o estado de exce��o, disse hoje uma fonte da resid�ncia presidencial.

A fonte, citada pela rede privada "Dawn", acrescentou que a ren�ncia a estes poderes por Musharraf aconteceria dentro do artigo 58 da Constitui��o paquistanesa, relativo � cess�o de poderes presidenciais.

Segundo a "Dawn", Musharraf mostrou esta disposi��o ap�s ter mantido v�rias reuni�es secretas com dirigentes do Partido Popular do Paquist�o (PPP), liderado por Asif Ali Zardari.

No entanto, para a cess�o de poderes, Musharraf exigiu a condi��o de receber cobertura legal para todas as a��es tomadas como chefe do Ex�rcito, ap�s declarar o estado de exce��o, em 3 de novembro do ano passado.

Nos �ltimos dias, o PPP insistiu em que quer uma "rela��o de trabalho" com Musharraf, mas o l�der da Liga Mu�ulmana do Paquist�o-Nawaz (PML-N), Nawaz Sharif, voltou a defender nesta sexta-feira uma alian�a entre os partidos para for�ar a sa�da do presidente.

Musharraf foi reeleito em outubro de 2007 em seu cargo para os pr�ximos cinco anos.

Segundo a fonte citada pela "Dawn", o presidente tamb�m concorda com a restitui��o em seus cargos dos ju�zes do Tribunal Supremo que foram afastados por ordem dele durante o estado de exce��o.

Ap�s manter v�rias reuni�es em Dubai com Zardari, Sharif anunciou ontem que os dois chegaram a um acordo para restituir os ju�zes em seus cargos, atrav�s de uma resolu��o parlamentar que ser� votada em 12 de maio.

Zardari defende que os atuais ju�zes, empossados ap�s a destitui��o dos anteriores, permane�am em seus postos.

Os colaboradores de Musharraf est�o convencidos de que os ju�zes n�o podem ser restaurados atrav�s de uma resolu��o parlamentar, e que � necess�ria a aprova��o de uma reforma constitucional por dois ter�os das duas c�maras do Parlamento.

Musharraf estaria disposto a renunciar a poderes em troca de cobertura legal

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir