Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-05-2008

Presas escrevem mensagem para Isabella
Recado escrito na quadra faz refer�ncia a Anna Carolina Jatob�. Madrasta de Isabella foi transferida para a penitenci�ria nesta manh�.
Presas escrevem mensagem para Isabella
Foto: www.g1.com.br

Detentas da Penitenci�ria Feminina de Sant"Anna, na Zona Norte de S�o Paulo, escreveram na quadra da cadeia um recado para Isabella Nardoni em que fazem refer�ncia a Anna Carolina Jatob�. A madrasta de Isabella foi transferida na manh� desta quinta-feira (8) do 97� Distrito Policial, onde passou a noite, para a penitenci�ria.

"Mensagem para Isabella: Presente de Dia das M�es. Assassina maldita", diz o recado deixado pelas presas no ch�o. Nesta manh�, algumas delas jogavam v�lei e tomavam banho de sol. Na quadra da penitenci�ria tamb�m era poss�vel ver roupas, que seriam das detentas, estendidas.

Anna Carolina Jatob� e Alexandre Nardoni foram presos na noite de quarta-feira (7), por ordem judicial, acusados de matar Isabella. A menina foi asfixiada e depois jogada do sexto andar do pr�dio onde o casal morava, na Zona Norte de S�o Paulo, em 29 de mar�o.

A Penitenci�ria de Sant"Anna tem capacidade para 2.400 presas. Assim que as detentas chegam ao estabelecimento prisional, s�o submetidas ao Regime de Observa��o (RO), per�odo de dez dias em que permanecem em celas individuais.

A Secretaria de Administra��o Penitenci�ria (SAP) n�o informou se Anna Carolina ficar� no RO, j� que o caso dela � considerado especial, nem quantas presas est�o no pres�dio atualmente.

Segundo funcion�rios do pres�dio, nesta quinta-feira Anna Jatob� foi colocada em uma cela separada das outras detentas. As presas recebem visita aos domingos, das 8h �s 15h. Os advogados podem levar roupas e material de limpeza todos os dias, das 8h �s 16h30. Na penitenci�ria, o almo�o � feito pelas pr�prias presas e servido das 12h �s 14h.

Transfer�ncia
Por volta das 10h desta quinta, usando uma roupa laranja, Anna saiu do 97�DP, em American�polis, na Zona Sul, levada pelo bra�o pelo delegado Luiz Antonio Pinheiro, do Grupo de Opera��es Especiais da Pol�cia Civil (GOE). Ao entrar no carro do GOE que fez a transfer�ncia para o pres�dio, a madrasta de Isabella come�ou a chorar.

Ela passou a madrugada confinada em uma cela de 18 metros quadrados do 97�DP e passou a madrugada gelada sobre um papel�o, segundo o delegado Jos� Tanganelli. Para se aquecer, de acordo com o mesmo policial, ela se cobriu com um cobertor. Um term�metro da Rodovia dos Imigrantes, pr�ximo ao complexo, marcava 10�C na regi�o por volta das 5h.

Durante a madrugada, duas mulheres tamb�m ocuparam outras duas celas do distrito - s�o quatro, ao todo. Anna foi mantida em uma cela exclusiva. O delegado disse que ela n�o foi levada para um dos centros de deten��o da capital ainda na quarta porque o hor�rio limite para a transfer�ncia de presos termina �s 17h.

Alexandre Nardoni
Alexandre Nardoni foi levado para o 13� Distrito Policial, na Casa Verde, Zona Norte de S�o Paulo, onde � mantido isolado dos demais 33 detentos no local. Pelo mesmo distrito, j� passaram o empres�rio Oscar Maroni e o jornalista Roberto Cabrini.

Nardoni ocupa uma cela individual com 2 metros por 1 metro, enquanto as demais t�m 5 metros quadrados. O delegado titular, Reynaldo Peres, disse que nem todos os detentos t�m televis�es, mas alguns deles conseguem acompanhar a programa��o das emissoras e conhecem o caso Isabella. Entretanto, ele acredita que o pai da menina n�o ser� hostilizado. "Eles est�o acostumados a receber grandes "figuras"", afirmou.

Segundo Peres, Nardoni deve ficar sozinho por poucos dias. "Por livre iniciativa, vou deix�-lo sozinho por um ou dois dias at� sentir se ele pode ir para o conv�vio de outros presos." De acordo com o delegado, a medida visa unicamente a preserva��o da integridade f�sica do preso.

Atualmente, no 13� DP h� uma m�dia de sete pessoas por cela. Segundo Peres, o ideal seria que fossem cinco. Ele disse ainda que na cela para onde ele foi levado n�o h� cama ou chuveiro. "Conforto aqui ele pode esquecer", disse. Ainda de acordo com Peres, o local onde Alexandre est� � reservado a presos tempor�rios.

A defesa de Alexandre Nardoni esteve no 13� DP por volta das 2h desta quinta. Os advogados Ricardo Martins e Rog�rio Neres disseram que estiveram na delegacia para conversar com o delegado respons�vel pela cust�dia de seu cliente. A visita durou menos de dez minutos e Nardoni n�o foi visto pelos advogados, segundo a delegada Sumaya Chahrour.

Pris�o
Na tarde quarta, o juiz do 2� Tribunal do J�ri do F�rum de Santana, Maur�cio Fossen, aceitou a den�ncia oferecida pelo promotor Francisco Cembranelli e decretou a pris�o preventiva do casal (veja a decis�o na �ntegra). Com a determina��o, o casal passou a ser r�u no processo penal e � formalmente acusado pela morte de Isabella.

O magistrado alegou que a pris�o foi necess�ria "para garantir a ordem p�blica (...) em raz�o da gravidade e intensidade do dolo com que o crime descrito na den�ncia foi praticado e a repercuss�o que o delito causou no meio social". Ele classificou o casal como "pessoas desprovidas de sensibilidade moral e sem um m�nimo de compaix�o humana".

Habeas corpus
O promotor que acompanha o caso, Francisco Cembranelli, disse acreditar "que a vontade da sociedade brasileira foi levada em considera��o". J� os advogados pretendem entrar com um pedido para que o casal acompanhe o processo em liberdade, mas antes pretendem ler o despacho do juiz para depois dar entrada ao pedido de habeas corpus.

Presas escrevem mensagem para Isabella
Recado escrito na quadra faz refer�ncia a Anna Carolina Jatob�.
Madrasta de Isabella foi transferida para a penitenci�ria nesta manh�.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir