Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 09-05-2008

Saiba mais sobre o ENEM 2008. Aqui !
Inscri��es para o Enem 2008 come�am nesta 2� feira
Saiba mais sobre o ENEM 2008. Aqui !
ENEM

Come�am nesta segunda-feira (5) as inscri��es para a prova do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem ) 2008. Os interessados podem se inscrever at� o dia 30 deste m�s.

As provas ser�o aplicadas no dia 31 de agosto, �s 13h, em cerca de 1.400 munic�pios. O exame � volunt�rio e � aplicado aos alunos que est�o terminando o ensino m�dio em 2008 e para aqueles que j� terminaram. Todos podem optar por efetuar a inscri��o nas ag�ncias dos Correios ou pela internet.

Inscri��es pelos Correios
Todas as escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 v�o receber fichas de inscri��o. Alunos da rede p�blica podem retirar a ficha na escola e, depois de preenchida, entreg�-la numa das ag�ncias dos Correios. A inscri��o � gratuita para estudantes das escolas p�blicas.

Estudantes da rede privada de ensino tamb�m podem retirar a ficha na pr�pria escola, mas devem efetuar pagamento da taxa de R$ 35, em qualquer ag�ncia banc�ria, antes de entregar a ficha nos Correios. Quem j� finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do ensino m�dio, pode retirar a ficha direto nos Correios, e tamb�m pagar� os R$ 35 pela inscri��o.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de institui��es particulares que se declararem carentes.

Inscri��es pela Internet
Para realizar a inscri��o via Internet, o interessado dever� entrar no site do Inep, preencher a ficha e imprimir o comprovante. Quem optar pela inscri��o pela internet n�o poder� solicitar isen��o de taxa. Isso porque o sistema gera boleto automaticamente, que deve ser pago em qualquer ag�ncia banc�ria. O boleto estar� dispon�vel na p�gina do Inep at� o dia 25 de julho.

Confirma��o da inscri��o

Independente da forma escolhida para inscri��o, o candidato receber� at� o dia 18 de agosto o cart�o de confirma��o de inscri��o informando a data, hora e local da prova. Se n�o receber at� essa data, o inscrito dever� procurar uma ag�ncia dos Correios ou acessar a p�gina do Inep para consultar a escola em que far� o exame.

A prova do Enem
O exame ter� 63 quest�es objetivas de m�ltipla escolha, que abranger�o v�rias �reas de conhecimento, al�m de uma proposta para a reda��o. O estudante ter� cinco horas para a realiza��o da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poder�o se inscrever novamente no Enem 2008.

A nota do Enem � usada no processo seletivo de diversas universidade do pa�s e tamb�m � um dos crit�rios para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. Mais informa��es podem ser obtidas no site do Enem.


Saiba mais sobre o ENEM 2008. Inscri��es para o Enem 2008 come�am nesta 2� feira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir