Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-05-2008

Lula critica agências de classificação de risco
Presidente disse que Estados Unidos estão "numa crise desgraçada". "Eu fico abismado de ver que o risco americano é zero", disse.
Lula critica agências de classificação de risco
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (9) as agências de classificação de risco; para ele, é uma "inversão" essas empresas considerarem que os Estados Unidos não têm risco enquanto o país está em meio a uma crise.

"Eu fico abismado de ver que o risco americano é zero. Tá numa crise desgraçada e não tem risco. Aumenta o risco do Brasil, o risco da Rússia, e os Estados Unidos, que estão entupidos em dívidas até aqui, é risco zero. É uma inversão das empresas que medem risco", afirmou Lula durante discurso em evento do projeto Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), na Bahia.

O presidente voltou a dizer que o Brasil vive um "momento de magia" e disse que a crise norte-americana não atingiu o país. "Tem gente que não gosta muito que eu digo, mas o Brasil vive hoje um momento de magia. (...) Trabalho para país crescer 5%, 6%, 4,5% durante um longo período. Porque nesse crescimento de longo periodo vai construindo bases sólidas, para que a gente não retroceda quando acontece crise em qualquer lugar do mundo. E é a experiência que nós estamos vivemos agora, que a crise americana ainda não resvalou no Brasil."

Alimentos
Lula voltou a pedir aumento na produção de alimentos para conter a elevação dos preços. Segundo o presidente, a elevação não pode ser considerada como "desastrosa".

"Na medida em que começa a melhorar a situação, temos um problema que não acho grave, que é a subida dos alimentos. Mas isso é um desafio, não pode ser encarado como uma coisa desastrosa. No caso do Brasil, é a chance que temos de fazer mais uma revolução agrícola. Nem um país tem a quantidade de sol por ano que o Brasil tem, a quantidade de água, a quantidade de terra agricultável e de gente que sabe trabalhar no campo. Podemos fazer não só com que Brasil produza mais (...) mas que ajude os debaixo a crescerem", disse.

Lula citou como positivo o resultado divulgado na quinta pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de que o Brasil deve colher safra recorde de grãos neste ano, aumento de 7,8% em relação ao ano anterior.

Lula critica agências de classificação de risco
Presidente disse que Estados Unidos estão "numa crise desgraçada".
"Eu fico abismado de ver que o risco americano é zero", disse.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir