Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2008

Dia de relativa calma marca 60 anos de Israel
Palestina agarra uniforme de soldado israelense durante manifesta��o na vila de Maasarah, Cisjord�nia
Dia de relativa calma marca 60 anos de Israel
Foto: Musa Al-Shaer/AFP

Israel viveu um dia relativamente calmo nas celebra��es do 60� anivers�rio de sua funda��o, nesta quinta-feira.

Foram registrados apenas dois incidentes durante as comemora��es. Na capital do pa�s, Tel Aviv, um p�ra-quedista caiu sobre uma multid�o que assistia a um show militar. Oito pessoas ficaram feridas, tr�s delas em estado grave.

No norte do pa�s, v�rias pessoas ficaram feridas em confrontos ocorridos em uma marcha realizada por �rabes israelenses. N�o ocorreram ataques de militantes palestinos, ao contr�rio do que havia previsto o servi�o secreto israelense dias antes. Protestos A seguran�a foi refor�ada em Israel para as comemora��es dos 60 anos. As fronteiras com os territ�rios palestinos, a Cisjord�nia e Gaza, est�o fechadas h� dias.

Foram realizadas manifesta��es de protesto nos territ�rios palestinos contra a cria��o de Israel. Em Bel�m, calcula-se que 500 pessoas protestaram pelo direito de retornar a suas casas.

Em Gaza, foi descoberto nesta quinta-feira o corpo de uma mulher palestina morta em choques entre israelenses e palestinos durante uma opera��o militar de Israel realizada na quarta-feira, segundo m�dicos palestinos.

Testemunhas dizem que a mulher, m�e de sete filhos, foi morta por muni��o vinda de um tanque. Militares israelenses n�o comentaram o caso, dizendo apenas que uma opera��o visava militantes palestinos.

Poderio b�lico As celebra��es israelenses tiveram in�cio na noite de quarta-feira, quando terminou um per�odo de 24 horas decretado para lembrar os soldados que morreram defendendo o pa�s. Foram realizadas grandes festas nas ruas de Jerusal�m, Haifa e Tel Aviv, com a presen�a de m�sicos e fogos de artif�cio. Na capital do pa�s, as For�as Armadas mostraram parte de seu arsenal, como submarinos e ca�as supers�nicos, arrancando aplausos das milhares de pessoas que atenderam ao evento.

Desde sua funda��o, o pa�s j� enfrentou pelo menos seis guerras com pa�ses vizinhos, al�m de conflitos constantes com militantes palestinos. "Nossa batalha tem sido longa. No entanto, � paz e n�o a guerra o que queremos", disse o primeiro-ministro Ehud Olmert na quarta-feira. A exist�ncia de Israel como na��o depende, diz ele, de sua "vontade e habilidade" de se defender.

Mas Olmert disse que h� tamb�m "um desejo de assumir compromissos". Problemas O Estado de Israel foi proclamado no dia 14 de maio de 1948, segundo o calend�rio gregoriano. Mas, segundo o calend�rio lunar judaico, os 60 anos s�o completados nesta quinta-feira. O pa�s foi fundado tr�s anos depois do final da Segunda Guerra Mundial, na qual milh�es de judeus foram exterminados, e seis meses ap�s a ONU ter aprovado a partilha do territ�rio que era conhecido como Palestina entre o povo judeu e �rabe.

No conflito que se seguiu, calcula-se que 700 mil palestinos deixaram a regi�o, tornando-se refugiados. O n�mero atual de refugiados palestinos � calculado em mais de 4 milh�es. O direito ao retorno � uma das exig�ncias dos palestinos para a resolu��o do conflito com os israelenses.

A cria��o do Estado israelense � conhecida como Nakba (trag�dia) pelos palestinos e deve ser marcada por protestos e manifesta��es em territ�rios palestinos na pr�xima semana. �rabes israelenses (que se encontravam em Israel quando da funda��o em 1948 e se tornaram cidad�os do pa�s) hoje representam 20% da popula��o.

Grande parte deles afirma que se recusa a celebrar o anivers�rio israelense, em solidariedade com os palestinos. Pesquisas de opini�o p�blica sugerem que os israelenses, por sua vez, tem uma percep��o cada vez mais negativa dos �rabes israelenses. Israel aguarda, na pr�xima semana, a visita do presidente americano George W. Bush, que depois seguir� para a Ar�bia Saudita e o Egito, onde deve se encontrar com o presidente palestino Mahmoud Abbas.

J� confirmaram presen�a tamb�m para uma confer�ncia em Israel na semana que vem o ex-premi� brit�nico Tony Blair, o ex-l�der sovi�tico Mikhail Gorbachev, al�m do pr�mio Nobel da Paz Elie Wiesel, do ex-secret�rio de Estado americano Henry Kissinger e do magnata Rupert Murdoch.

Dia de relativa calma marca 60 anos de Israel

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir