Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-05-2008

Número de mortos por terremoto na China passa de 7 mil
Um terremoto de 7,8 graus abalou o sudoeste da China nesta segunda-feira (12). Escola desabou e cerca de 900 estudantes ficaram soterrados.
Número de mortos por terremoto na China passa de 7 mil
Foto: www.g1.com.br

O terremoto de 7,8 graus pela escala Richter que abalou a China nesta segunda-feira (12) matou mais de 7 mil pessoas. A informação foi confirmada pela agência oficial, a Xinhua. As autoridades estimam que 10 mil pessoas estejam feridas.

Um hospital e cinco escolas desabaram. Em uma delas, 900 estudantes ficaram sob os escombros. Equipes de resgate trabalham na região para tentar encontrar sobreviventes.

Ainda não há informações sobre a presença de brasileiros na área atingida pelo terremoto.

"Desastre"
O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, descreveu o potente terremoto que sacudiu o sudoeste do país como um "desastre" e pediu "calma" à população.

"Diante do desastre, o mais importante é a calma, a confiança, o valor e uma direção forte", afirmou o chefe de governo no avião que o levava a Sichuan, a província do sudoeste onde foi registrado o terremoto, segundo o canal de TV chinês CCTV.

Wen disse ainda que o governo central pediu aos governos locais e provinciais que coordenem as tarefas de resgate.

Desabamentos
Dezenas de edifícios desabaram e o Exército foi enviado para ajudar nas tarefas de resgate. Na região autônoma de Beichuan Qiang, 80% dos prédios caíram ou racharam, informou a agência "Xinhua".

O epicentro do tremor, registrado às 14h30 locais (3h30 de Brasília), foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província Sichuan e onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

Uma autoridade do órgão sismológico disse que as linhas telefônicas de condado de Wenchuan, em Sichuan --o epicentro do terremoto--, foram completamente cortadas e houve relatos de danos a prédios em condados vizinhos.

O presidente Hu Jintato ordenou um "esforço geral" para resgatar as pessoas afetadas pelo terremoto, informou a "Xinhua".

Tremor na Ásia
O tremor foi sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, que fica a cerca 3.300 quilômetros de distância. Lá, os prédios balançaram por vários minutos.

Na cidade de Wuhan, as pessoas correram para as ruas e pelo menos um prédio caiu, segundo um estudante universitário. "Todos os prédios balançavam para frente e para trás", disse ele, por telefone para a agência de notícias "Reuters".

"Sentimos um tremor contínuo por cerca de dois ou três minutos", disse o funcionário de um escritório. "Todas as pessoas correram para baixo. Ainda sentimos leves tremores."

Um empregado de um jornal local de Mianyang disse que houve vários terremotos. A USGS, agência sismológica norte-americana, disse que houve um impacto posterior de magnitude 6 às 3h43 quase no mesmo local e outro às 4h34, de magnitude 5,4.

A torre Jinmao, em Xangai, foi esvaziada, assim como os demais prédios mais altos da China, durante o terremoto e os tremores que o seguiram. Os trabalhadores puderam voltar mais tarde.

Número de mortos por terremoto na China passa de 7 mil
Um terremoto de 7,8 graus abalou o sudoeste da China nesta segunda-feira (12).
Escola desabou e cerca de 900 estudantes ficaram soterrados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir