Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-05-2008

Motorista de van não tinha autorização para transporte
Condutora e ajudante morreram em colisão com ônibus em Niterói. Secretaria diz que 18% dos veículos escolares da cidade estão sem vistoria.
Motorista de van não tinha autorização para transporte
Foto: Reprodução

A van escolar conduzida pela mulher que morreu em acidente, na manhã desta segunda-feira (12), não tinha autorização para levar crianças, informou a Secretaria de Transportes. O acidente aconteceu na Avenida Marechal Deodoro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

Na colisão entre um ônibus e a van duas mulheres morreram. Uma adolescente foi levada em estado grave para um hospital e duas crianças também ficaram feridas.

Ainda de acordo com a Secretaria apenas 200 veículos estão autorizados a fazer o transporte escolar na cidade. Destes, mais de 18% não fizeram a vistoria anual de 2007.

Os veículos com autorização têm um selo 2007 no pára-brisa dianteiro. As vistorias de 2008 só vão começar no segundo semestre.

"O transporte autorizado e vistoriado é a garantia que os pais têm de que seus filhos são transportados dentro das normas de segurança ", explica o subsecretário de Transportes de Niterói, Ramon Neves, lembrando que o município realiza blitzes nas portas de escolas e apreende veículos não-autorizados.

Exigências de segurança
Ainda de acordo com a Secretaria, as pessoas que fazem transporte escolar devem procurar a prefeitura para se cadastrar e pedir autorização.

Entre as exigências estão idade acima de 21 anos para o condutor, carteira de motorista na categoria D, cintos de segurança para todos os passageiros, presença de porta dos dois lados e uma faixa amarela com a inscrição "escolar" do lado de fora do veículo.

A prefeitura sugere que os pais verifiquem o interior da condução para observar as condições de higiene, conforto e segurança, além de se certificar que as janelas não abram mais do que 10 cm e que haja um acompanhante para as crianças.

Motorista de van não tinha autorização para transporte escolar
Condutora e ajudante morreram em colisão com ônibus em Niterói.
Secretaria diz que 18% dos veículos escolares da cidade estão sem vistoria.

Fonte: Alícia Uchôa

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir