Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Pesquisa européia incrimina gordura trans em câncer de mama
Trabalho, feito por franceses, envolveu milhares de mulheres em dez países da Europa
Pesquisa européia incrimina gordura trans em câncer de mama
Foto: Reprodução

As mulheres com altos índices de gordura trans no sangue têm risco dobrado de sofrer de tumor de mama. O resultado veio de um estudo sobre as relações entre nutrição e câncer. Realizado em dez países de toda a Europa, o trabalho envolve mais de 500 mil mulheres.

As gorduras trans surgem através de uma alteração na composição das gorduras que irão entrar no processo de industrialização dos alimentos. O principal objetivo de sua utilização é aumentar a duração dos alimentos.

A partir dos anos 1990, começaram a surgir evidências científicas que ligam as gorduras trans aos problemas cardiovasculares. Os resultados foram tão impactantes que as mesmas gorduras trans foram banidas, por força de lei, em vários locais do mundo.



Correlação
Pesquisadores franceses correlacionaram os resultados de amostras de sangue de 10 mil mulheres, colhidas entre 1995 e 1998, com os registros de casos de câncer. Várias susbstâncias haviam sido mensuradas nas amostras, justamente para buscar marcadores que servissem para prever doenças.

Os níveis de gordura trans estavam entre esses índices, e se mostraram significativamente elevados nas mulheres que desenvolveram tumores malignos da mama. Os resultados mostraram que o risco de sofrer de câncer de mama era quase o dobro nas mulheres que consumiam muita comida industrializada.

Outro dado apontado pela pesquisa foi que ômega-3, um outro tipo de gordura, não traz proteção contra o mesmo câncer de mama. Pesquisas realizadas na Ásia haviam mostrado que, para aquelas mulheres, níveis mais altos de ômega-3 diminuíam o risco de ter câncer.

O que as pesquisas francesas demonstraram é que o segredo é mais do que eliminarmos um determinado tipo de componente dos alimentos. A chave está no consumo de alimentos o mais naturais possíveis e numa dieta equilibrada.

Pesquisa européia incrimina gordura trans em câncer de mama. Trabalho, feito por franceses, envolveu milhares de mulheres em dez países da Europa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir