Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Mensagem de paz é lembrada no dia de Nossa Senhora de Fátima
Santa apareceu pela primeira vez a três pastorinhos, em Portugal, há 91 anos
Mensagem de paz é lembrada no dia de Nossa Senhora de Fátima
Foto: Reprodução/TV Globo

Em 13 de maio de 1917, em Portugal, três crianças assistiam a uma das aparições mais lembradas pelos católicos de todo o mundo: a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Nesta terça-feira (13), a mensagem de paz deixada pela santa aos pequenos é lembrada com festas e orações.

As aparições ocorreram em Fátima, onde atualmente funciona a Diocese de Leiria-Fátima.

As crianças, Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos, à época, voltaram ao local por mais cinco vezes, nos dias 13 de junho, julho, agosto, setembro e outubro, para ouvir a mensagem da santa. Em sua última aparição, com a presença de cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora de Fátima teria pedido a construção de uma capela em Sua honra, e foi atendida.

"Em meio a um problema de ateísmo que se vivia na época, Nossa Senhora de Fátima veio para ajudar a Igreja e a humanidade. Sua mensagem é simples, é uma mensagem de paz, que reafirma a existência de Deus e sua misericórdia", conta Frei Yves Terral, pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em São Paulo.

Muito se fala sobre os três segredos de Nossa Senhora de Fátima. De acordo com o que dizem alguns representantes da Igreja Católica, em sua terceira aparição, a santa comunicou aos pastorinhos três segredos, que eles deveriam dar a público mais tarde.

O primeiro deles, já revelado, tratava da perda das almas durante a Primeira Guerra Mundial. O segundo, também revelado, falava da possibilidade da Segunda Guerra Mundial. O terceiro segredo, sobre o qual existem opiniões diversas, falaria da situação da própria Igreja.

"Os segredos são revelações que deveriam nos entusiasmar a sermos melhores. Há quem tenha interpretado os segredos como algo para dar medo à humanidade, mas a verdadeira mensagem de Nossa Senhora só traz boas notícias, esperança", diz Frei Yves.

Para o pároco, a dimensão da paz anunciada por Nossa Senhora é muito forte e trata não apenas da paz entre as nações, mas dentro das casas, entre as famílias. "Ela foi uma catequista extraordinária e sua mensagem fala dos problemas por que ainda passamos na humanidade. É uma mensagem extremamente atual que deve ser lembrada por todos", afirma.

Mensagem de paz é lembrada no dia de Nossa Senhora de Fátima. Santa apareceu pela primeira vez a três pastorinhos, em Portugal, há 91 anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir