Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Começam prévias da Virgínia Ocidental
Hillary é favorita, mas mesmo se levar os 28 delegados não conseguirá alcançar Obama
Começam prévias da Virgínia Ocidental
Foto: Reprodução/Globo.com

As primárias democratas na Virgínia Ocidental começaram na manhã desta terça-feira (13), com Hillary Clinton como favorita sobre o rival Barack Obama.

Os locais de votação abriram as portas às 6h30 (7h30 de Brasília) no estado rural e montanhoso, no qual o Partido Democrata coloca em disputa apenas 28 delegados.

Uma pesquisa divulgada na véspera das primárias mostrou Hillary com uma vantagem de 36% sobre Obama.

A ex-primeira-dama e senadora por Nova York fez uma campanha intensa no estado, que definiu como fundamental para dar um impulso a sua corrida pela Casa Branca.

A senadora diz que desde 1916 todos os candidatos que venceram na Virgínia Ocidental chegaram à Casa Branca e que ela vai manter esta tradição. Mas mesmo se Hillary levasse todos os delegados em jogo não conseguiria alcançar Barack Obama.

O adversário de Hillary reconheceu a vantagem dela na Virgínia Ocidental e não se preocupou em concentrar muitos esforços por lá. Ele já está se preparando para a disputa de novembro.

Na semana que vem, ele visita Michigan, Flórida e Missouri, estados que já fizeram as prévias democratas e que são importantes nas eleições gerais. Mas os assessores dizem que ele não considera a corrida ganha.

Hillary sob pressão
Enquanto isso, Hillary luta com todas as forças para se manter de pé. O sorriso esconde uma mulher pressionada por todos os lados. Desde a primeira derrota na prévia de Iowa, ela vem enfrentando dificuldades. A senadora já tirou US$ 11 milhões do próprio bolso para injetar na campanha e ainda deve outros US$ 20 milhões.

Os últimos dias têm sido no fundo do poço. Ninguém mais acredita na vitória dela, mas Hillary se mantém inabalável pronta para mais uma volta por cima.

A insistência virou teimosia, explorada em todos os jornais e canais da televisão americana, e virou até piada. No programa ‘Saturday Night Live’, a humorista Amy Poehler, imitando a candidata, diz porque deveria ser indicada pelo partido. "Porque sou péssima perdedora", ela diz.

E tudo parece comprovar a brincadeira. Mesmo diante do pior quadro desde o começo da campanha, Hillary insiste em dizer ser mais capaz do que Barack Obama para enfrentar o candidato republicano John McCain.

Na política, a postura da senadora de 60 anos não é diferente do que ela tem mostrado ao longo da vida. A própria biografia de Hillary revela que nos momentos pessoais mais difíceis, como a notícia da traição do marido Bill Clinton em rede mundial, foram enfrentados de cabeça erguida.

A circunstância é outra, mas Hillary continua sem dar o braço a torcer.

Começam prévias da Virgínia Ocidental. Hillary é favorita, mas mesmo se levar os 28 delegados não conseguirá alcançar Obama.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir