Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Ferramenta do Google transforma sites em clones do Orkut
Mesmo sem saber programar, internauta cria rede social dentro de sua pr�pria p�gina
Ferramenta do Google transforma sites em clones do Orkut
Foto: Reprodu��o

Uma ferramenta anunciada pelo Google na noite de segunda-feira (12) leva ferramentas j� existentes no Orkut aos sites dos pr�prios internautas � mesmo daqueles que n�o t�m familiaridade com programa��o. Chamado de Google Friend Connect, esse servi�o refor�a as atividades sociais nessas p�ginas e tamb�m as integra com sites de relacionamento populares, como Orkut, Facebook, LinkedIn e hi5. Por enquanto, a novidade � liberada gradualmente para aqueles que se inscreverem aqui.

O Google Friend Connect foi anunciado dias depois de o MySpace divulgar um projeto para tornar a internet ainda mais social, criando uma identidade �nica para diversos sites, como MySpace, Yahoo, eBay e Twitter.

Quando recebe autoriza��o para usar o servi�o, o internauta ganha acesso a um cat�logo de aplica��es sociais oferecidas pelo Google e outros desenvolvedores -- ao selecionar o que deseja, basta copiar um c�digo j� pronto e colar no site desejado.

O v�deo de divulga��o do servi�o d� como exemplo um site sobre o prato guacamole: seu propriet�rio pode increment�-lo, criando na pr�pria p�gina uma rede social (como a lista de amigos que aparece no Orkut), al�m de espa�o para os internautas publicarem coment�rios, notas (rank) e fotos.

"Sites que n�o s�o sociais podem querer ter essa caracter�stica. Mas as barreiras para oferecer esse tipo de aplica��es s�o consider�veis. O Google Friend Connect muda isso permitindo que qualquer p�gina ofere�a dezenas de gadgets [aplicativos] sociais. Isso significa que mais visitantes passar�o mais tempo nesses sites, que se tornar�o mais envolventes", afirmou o Google no texto que anuncia a novidade. "Isso tudo sem a necessidade de programa��o."

Quando um internauta se cadastra na p�gina sobre guacamole, ele pode fazer uma integra��o entre esse endere�o e as listas de contatos de redes sociais -- Orkut, Facebook e hi5, entre outras. "Aqueles que se associarem ao site com o Friend Connect ser�o instantaneamente conectados com os amigos que j� s�o membros dessa p�gina, al�m de poderem convidar outros contatos para visitarem o endere�o", explica o Google.

Tamb�m existe a op��o de divulgar nas redes sociais, via Friend Connect, todas as atividades feitas em um site. Um novo post no quadro de mensagens do endere�o do guacamole, por exemplo, pode ficar vis�vel no perfil do Orkut desse mesmo internauta.

Ferramenta do Google transforma sites em clones do Orkut. Mesmo sem saber programar, internauta cria rede social dentro de sua pr�pria p�gina.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir