Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Turismo em Curitiba cresceu 26,5% em três anos
Mais de 2,3 milhões de pesssoas visitaram a cidade em 2007
Turismo em Curitiba cresceu 26,5% em três anos
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O número de turistas que visitam Curitiba aumentou 26,5% nos últimos três anos. Segundo a prefeitura, 2.380.635 pessoas visitaram a capital paranaense em 2007, 498.762 a mais que em 2004.

Para o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, o crescimento é resultado de investimentos em infra-estrutura, recuperação de espaços culturais e de lazer, além da implantação de novos atrativos na cidade.

O número de turistas que foi até Curitiba em 2007 foi 8% maior do que em 2006, quando a cidade teve 2.201.295 visitantes. Em 2005, foram 1.986.150 pessoas.

Carvalho afirma que, em 2007, foram feitas mais parcerias para promover reformas e revitalizações de atrativos turísticos, como o Jardim Botânico e nos teatros Ópera de Arame e Paiol.

A Capela Santa Maria foi restaurada e virou um espaço cultural. O Paço Municipal, uma das principais obras representativas da art noveau do Brasil, localizado na Praça Generoso Marques, área central da cidade, está sendo recuperado para se transformar em um centro cultural e em nova atração turística. Da mesma forma, a Rua 24 Horas passa por reformas para voltar, em breve, a ser um dos principais pontos de visitação.

A Feira do Largo da Ordem, que recebe em média 18 mil visitantes aos domingos, ganhou novo visual, para facilitar o trabalho dos expositores. As lonas das barracas foram trocadas por outras mais resistentes e com maior proteção contra o sol.

Além da padronização das barracas, a prefeitura distribuiu gratuitamente camisetas e aventais aos artesãos, sacolas, adesivos e embalagens com a logomarca da feira, uma das maiores do país.

Serviços
A prefeitura destaca a criação do Disque Turismo, um serviço de atendimento aos visitantes, pelo telefone (41) 3352-8000, que funciona 24 horas. Também foi desenvolvido um novo mapa para orientar os visitantes, que pode ser adquirido em um dos sete postos de atendimento ao turista na cidade.

Os turistas contam com informações em totens eletrônicos distribuídos em locais de grande movimentação. E os dados também estão disponíveis em um site.

De acordo com a administração municipal, em pesquisas, Curitiba é colocada como quarto destino turístico brasileiro e o primeiro do Sul do país para o turismo cultural. A cidade tem 150 hotéis, com cerca de 18 mil leitos.

Turismo em Curitiba cresceu 26,5% em três anos. Mais de 2,3 milhões de pesssoas visitaram a cidade em 2007.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir