Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Balão cai e pega fogo em Cumbica
Após cair, balão pegou fogo perto do tanque de um avião. No ano passado, 42 balões caíram no aeroporto; este ano, foram 12
Balão cai e pega fogo em Cumbica
Foto: Reprodução

Um balão caiu ao lado de um avião estacionado no pátio do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta das 3h de domingo (11). O momento foi flagrado por um telespectador do SPTV, que trabalha no local.

Logo que o balão caiu, começaram as explosões dos fogos de artifício que ele transportava. A equipe de fiscais de pátio da Infraero foi acionada pela cabine de controle de vôos.

O avião parado tinha 4 mil litros de querosene no tanque de combustível. O acidente também foi registrado por uma das trezentas câmeras da central de monitoramento da Infraero: é possível ver o balão praticamente inteiro já afastado do avião pelos funcionários. Quarenta segundos após começar a pegar fogo, chega o carro pipa. Mas o balão quase nem existia mais.

Todos os dias são duzentas operações de abastecimento no Aeroporto de Cumbica, fora os 550 pousos e decolagens. A área verde que também é combustível para incêndios é de 6 kms quadrados.

O coordenador de prevenção de acidentes da Infraero coleciona fotos de balões que caem no aeroporto. Só no ano passado, foi registrada a presença de 104 balões no espaço aéreo. Quarenta e dois deles caíram em Cumbica.

Este ano já são 17 registros de balões no espaço aéreo. Doze caíram no aeroporto de Guarulhos.

A lei que pune quem fabrica, vende ou solta balões é de 1941e, na época, previa prisão e multa de até dois contos de réis. Hoje o infrator pode ficar de um a três anos na cadeia e também tem que pagar multa. O valor depende de cada caso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir