Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Encontrados 270 alunos mortos em escola por terremoto
Buscas por pessoas desaparecidas prosseguem nesta quinta-feira (17). Imagens a�reas mostram o rastro de destrui��o deixado pelo tremor.
Encontrados 270 alunos mortos em escola por terremoto
Foto: Reuters

Ao menos 270 alunos de uma escola foram encontrados mortos nesta quinta-feira (15) depois que o dormit�rio p�blico de 3 andares foi atingido pelo terremoto, segundo a ag�nciae statal chinesa Xinhua.

As buscas por pessoas desaparecidas prosseguem nesta quinta-feira (17) na regi�o afetada pelo terremoto. Imagens a�reas mostram o rastro de destrui��o deixado pelo tremor.

30 mil desaparecidos
Mais de 30 mil pessoas est�o desaparecidas na cidade chinesa de Shifang, nas proximidades do epicentro do terremoto que abalou o pa�s na �ltima segunda-feira (12), informaram os meios de imprensa estatais.

Segundo a ag�ncia de not�cias "China Nova", que citou fontes do governo, a mesma cidade j� conta 2,5 mil mortos.

Apesar das chuvas torrenciais e das avenidas intransit�veis, os soldados chineses se esfor�avam nesta quarta-feira (14) para localizar sobreviventes entre os edif�cios reduzidos a escombros pelo maior terremoto registrado na China em mais de 30 anos.

O balan�o oficial de v�timas do terremoto de 7,8 graus na escala Richter, divulgado nesta quarta-feira, chega a 14.866 mortos, segundo a imprensa estatal. O saldo anterior, divulgado na ter�a-feira, registrava 11.921 mortos.

Na prov�ncia de Sichuan (regi�o central), a mais afetada, 14.643 pessoas morreram, segundo a ag�ncia "Xinhua".

Mais tarde, por�m, as autoridades locais de Sichuan anunciaram que 7.700 pessoas morreram apenas na cidade de Yingxiu, n�mero que n�o foi levado em considera��o no balan�o global desta quarta-feira.

As perdas humanas n�o param de aumentar � medida que chegam informa��es das zonas mais afastadas. O n�mero de soterrados � de 25 mil. H� ainda 14 mil pessoas desaparecidas em todo o pa�s.

Segundo a pol�cia militar, citada pela imprensa oficial, muitas cidades pr�ximas a Wenchuan, epicentro do terremoto, ficaram completamente arrasadas.

"N�o existem mais casas em v�rias cidades e sub�rbios (do distrito de Wenchuan). Tudo foi arrasado", afirmou Wang Yi, chefe de uma unidade da pol�cia militar.

Somente na cidade de Yingxiu, que fica no distrito montanhoso de Wenchuan, as autoridades locais anunciaram nesta quarta-feira que 2.300 pessoas de um total de superior a 10.000 sobreviveram � cat�strofe, o que acrescenta pelo menos 7.000 mortos � longa lista de v�timas.

"A situa��o � pior do que tem�amos", declarou uma autoridade local ao chegar � localidade, depois de escalar a montanha.
Dos escombros de cimento e vigas de a�o ainda era poss�vel ouvir gritos. Na �rea existia uma escola, derrubada pela viol�ncia do terremoto. Os sobreviventes de Yingxiu, apenas com as m�os, tentavam encontrar crian�as entre os destro�os.

A maior parte das estradas foi destru�da pelo tremor ou ficou intransit�vel pelos deslizamentos de terras, o que obriga as equipes de resgate a caminhar para chegar �s localidades afastadas nesta zona montanhosa de Sichuan, o que limita a quantidade de mantimentos e rem�dios que pode ser transportados para as v�timas.

As fortes chuvas que afetam a regi�o desde ter�a-feira retardam o trabalho dos socorristas, assim como a viagem dos produtos de primeira necessidade e do material de escava��o.

Ap�s uma primeira tentativa frustrada na ter�a-feira, o Ex�rcito conseguiu pousar tr�s helic�pteros com material de ajuda na cidade de Wenchuan. Cem soldados p�ra-quedistas de uma unidade de elite tamb�m chegaram � localidade.
"Dois helic�pteros da regi�o militar de Chengdu (capital de Sichuan) come�aram a distribuir mantimentos em Yingxiu", anunciou o general Li Shiming, comandante da regi�o de Chengdu.

Os canais de televis�o chineses exibem sem interrup��o imagens de corpos retirados dos escombros, assim como de sobreviventes, muitos gravemente feridos nos desabamentos de escolas, f�bricas, hospitais ou casas.

Impaciente

O primeiro-ministro chin�s, Wen Jiabao, que supervisiona as opera��es na cidade de Dujiangyan, n�o conseguiu esconder a impaci�ncia com a lentid�o dos trabalhos de resgate.

"Devemos fazer todo o poss�vel para reabrir as estradas que levam ao epicentro e salvar os moradores isolados nas zonas afetadas. No momento, temos grandes dificuldades para realizar as opera��es de resgate", disse o premi�.

Durante uma visita ao distrito de Beichuan, o chefe de governo chin�s anunciou aos sobreviventes que 100.000 soldados e policiais armados participavam na busca e nas tarefas de resgate, o que representa o dobro do n�mero de soldados mobilizados em um primeiro momento.

Ajuda
Uma equipe de 1.300 m�dicos e enfermeiras do Ex�rcito, acompanhada por soldados, chegou na ter�a-feira, a p�, ao distrito de Wenchuan. As autoridades anunciaram o envio de outras 50 equipes m�dicas, que somar�o um total de 1.500 funcion�rios de hospitais militares de Pequim, Xangai e Xian (centro-norte).

Estados Unidos, Uni�o Europ�ia, Jap�o, Austr�lia, as Na��es Unidas e o Comit� Ol�mpico Internacional (COI) se mobilizaram para ajudar a China, mas Pequim afirmou que as condi��es n�o estavam "amadurecidas" para autorizar a chegada de equipes de ajuda estrangeiras.

O terremoto de segunda-feira em Sichuan foi o mais grave registrado na China desde o de Tangshan, na regi�o de Pequim, em 1976, que deixou 242.000 mortos, segundo um balan�o oficial.

Encontrados 270 alunos mortos em escola por terremoto na China
Buscas por pessoas desaparecidas prosseguem nesta quinta-feira (17).
Imagens a�reas mostram o rastro de destrui��o deixado pelo tremor.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir