Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Orkut apaga comunidades com chave para destrancar álbuns
Link acrescentava automaticamente ao perfil dos xeretas diversas comunidades
Orkut apaga comunidades com chave para destrancar álbuns
Foto: Reprodução

Diversas comunidades que prometiam abrir os cadeados de álbuns trancados do Orkut foram excluídas do site de relacionamentos nesta semana. Quando o internauta usava esses links fraudulentos para tentar abrir álbuns, era enganado e acrescentava involuntariamente em seu perfil diversas comunidades. Entre elas, "Quero um amor pra vida toda", "Universidade hacker", "Linkin Park", "Dou risada quando não pode" e "Te incomodo?? Que peeena!".

Os links apareciam na descrição de muitas comunidades -- todas sobre o cadeado usado para trancar álbuns -- e foram substituídos pela mensagem [content suppressed]. Depois disso, muitos desses grupos foram apagados, desaparecendo do site de relacionamentos. No entanto, é possível encontrar pelo menos um deles na rede social do Google, ainda propagando o link fraudulento.

"Adotamos a prática do bloqueio de links para reduzir a quantidade de spam no Orkut, pois mais de 90% dessas mensagens fraudulentas levavam o internauta para outros sites. Trata-se de uma medida de segurança para reduzir os riscos do usuário", explicou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.

Segundo o executivo, essa precaução é feita de forma automática. Quando o sistema identifica uma comunidade criada com o único objetivo de propagar links para levar o internauta fora do Orkut, ela é retirada do ar. A empresa de segurança Sophos afirma que, a cada dia, são identificados 23,3 mil sites relacionados a spam, sendo que essas páginas têm freqüentemente o objetivo de infectar o computador dos visitantes.

Orkut apaga comunidades com chave para destrancar álbuns. Link acrescentava automaticamente ao perfil dos xeretas diversas comunidades.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir