Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Robô japonês rege músicos da orquestra de Detroit
Asimo, que imita diversas ações de seres humanos, nunca havia feito algo parecido
Robô japonês rege músicos da orquestra de Detroit
Foto: AFP

Os avanços tecnológicos permitiram que um robô desenvolvido pela Honda se colocasse à frente da Orquestra Sinfônica de Detroit para reger uma peça de "Man of La Mancha". A atuação aconteceu na noite de terça-feira (13).

Segundo o "Detroit News", o público estava ansioso para a entrada no palco de Asimo, um robô de um metro e meio que no passado também foi capaz de emular seres humanos em outras tarefas, mas nunca à frente de uma orquestra. "Olá, todo mundo", disse Asimo à audiência e depois cumprimentou a orquestra.

Como afirmou a porta-voz da Honda, Alicia Jones, o desafio não era apenas comandar uma orquestra, mas uma obra ao vivo, algo que um robô nunca havia feito antes. "É emocionante trabalhar com a Orquestra Sinfônica de Detroit diante deste magnífico auditório", disse Asimo, que conseguiu ganhar o público.

Asimo, que pertence à geração mais avançada de andróides, tem maior capacidade de movimento que outros robôs de sua geração, pode andar, subir escadas e movimentar suas articulações. No entanto, possui algumas limitações.

Robô japonês rege músicos da orquestra de Detroit. Asimo, que imita diversas ações de seres humanos, nunca havia feito algo parecido.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir