Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Morte de gatos vira caso de polícia na Zona Sul de SP
Dona conta que encontrou quatro de seus 12 gatos mortos
Morte de gatos vira caso de polícia na Zona Sul de SP
Foto: Isabela Noronha/G1

A morte de pelo menos seis gatos na Rua Unapetinga, no Campo Belo, Zona Sul de São Paulo, virou caso de polícia. "Foi instaurado o inquérito. Vamos ouvir as vítimas, que são as donas dos gatos, e os vizinhos", afirmou o delegado Antônio Carlos Menezes Barbosa, titular do 27º Distrito Policial, na tarde de quarta-feira (14).

O primeiro gato morreu em 3 de maio na casa vizinha à da própria dona. Mas o caso só chamarou a atenção dois dias depois, porque mais dois gatos foram encontrados mortos. Um deles era a siamesa Cindi, da artesã Martha Christina Campos Araújo, de 51 anos. "Ela estava castrada há quatro meses, estava maravilhosa. Dormia na minha cama", conta.

No dia seguinte, quando saía para enterrar a gata na praça em frente de casa, Martha achou mais três de seus gatos mortos. Em dois dias, a artesã teve a "família" de 12 gatos reduzida à metade. Além da morte de Cindi, Lucas, Mimi, Jojo, outros dois animais, Aninha e Cucote, estão desaparecidos.

"Eles eram todos castrados. Que mal um bichinho desse pode fazer às pessoas?", questiona.

Martha, que há quatro meses trabalha como gerente administrativa de uma clínica veterinária perto de casa, levou os gatos mortos para serem examinados. No local, a veterinária Anna Catharina Von Sydow não chegou a abrir os animais. Pela aparência dos bichos e segundo o relato de Martha, concluiu que as mortes foram provocadas por envenenamento. "Pode ser estricnina, carbamato ou organofosforato", explica Anna.

Na rua, moradores especulam sobre o que teria provocado as mortes. "Ouvi comentarem que o dono de uma casa que está reformando estava encontrando muitos ratos, e colocou veneno para eles", revela o aposentado Francisco Maradei, de 75 anos. "Os gatos, como não param, podem ter acabado pegando", completa.

A polícia, no entanto, ainda não tem suspeitos. No fim da tarde, investigadores do 27º DP foram à Rua Unapetinga para conversar com moradores e convocá-los a depor. A primeira a ser ouvida, às 17h desta quinta-feira (15), será Marta. "Quem faz uma coisa dessa não pensa que aquele bichinho pode ser de uma pessoa de idade, ou que ele faz companhia para a gente", diz.

A pena prevista para o crime de maltratar ou matar animais domésticos é de entre três meses e um ano de prisão e multa.

Morte de gatos vira caso de polícia na Zona Sul de SP. Dona conta que encontrou quatro de seus 12 gatos mortos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir