Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Vacinação para idosos contra gripe termina na sexta
Depois de prorrogada por mais uma semana, campanha se encerra no dia 16 de maio
Vacinação para idosos contra gripe termina na sexta
Foto: Reprodução

Idosos que moram no estado do Rio e ainda não se vacinaram contra a gripe têm mais um dia para procurar o posto municipal mais próximo e receber sua dose. Depois de ser prorrogada por mais uma semana, a campanha de vacinação contra a doença termina às 17h da próxima sexta-feira (16).

A prorrogação aconteceu por causa da baixa procura pela população com 60 anos ou mais. A Secretaria estadual de Saúde ainda não divulgou o balanço parcial de quantos idosos receberam a vacina no estado do Rio, mas sabe-se que o objetivo inicial era atender 1,4 milhão de pessoas.

Além dos postos de saúde, os hospitais das Forças Armadas, igrejas e escolas também ajudam na campanha deste ano. Quem tem mais de 60 anos deve ser vacinado, mesmo que não seja pela primeira vez.

Comprovante de vacinação
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, não é necessário apresentar documentos para receber a vacina, mas quem já foi imunizado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação. Também estarão disponíveis vacinas contra tétano e difteria, para aqueles que nunca foram vacinados ou que foram imunizados há mais de 10 anos e precisam de reforço.

Vacina
A vacina contra a influenza (nome usado pelos médicos para identificar a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação da vacina é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Sintomas da gripe
Os principais sintomas da gripe são febre, calafrios e mal-estar generalizado, freqüentes nos primeiros dias de contágio. A rinite e a faringite também podem ocorrer. Quando os sintomas iniciais diminuem, aparecem problemas respiratórios, como dor de garganta, tosse seca, coriza (nariz escorrendo) e congestão nasal.

A gripe pode ser transmitida de forma direta (por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada) ou de forma indireta (as mãos, após contato com superfícies contaminadas, podem carregar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos).

Vacinação para idosos contra gripe termina na sexta. Depois de prorrogada por mais uma semana, campanha se encerra no dia 16 de maio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir