Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-05-2008

Tremembé é destino de presos em casos de grande repercussão
No presídio feminino, estão detidas Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen
Tremembé é destino de presos em casos de grande repercussão
Foto: Luciana Bonadio/G1

O município de Tremembé, a 138 km de São Paulo, é destino de pessoas presas pela polícia em casos de grande repercussão no estado. Nos quatro presídios da cidade estão detidos Anna Carolina Jatobá, madrasta de Isabella Nardoni, Suzane von Richthofen, condenada pela morte dos pais, os irmãos Cravinhos, que cumprem pena pelo mesmo crime, e Mateus da Costa Meira, que matou três pessoas em um cinema de São Paulo.

Entre outras três unidades prisionais, a penitenciária José Augusto César Salgado, conhecida como P2, é o principal destino de quem chega à cidade para acertar as contas com a Justiça. Além de Daniel e Cristian Cravinhos, condenados em julho de 2006 pela morte do casal Von Richthofen, e Mateus da Costa Meira, estão no local os dois homens acusados de seqüestrar, atear fogo e matar um casal e seu filho em Bragança Paulista, a 83 km da capital paulista.

O ex-controlador do Banco Santos Edemar Cid Ferreira chegou a ficar preso em Tremembé, assim como o chinês Law Kim Chong, dono de shoppings populares na região da Rua 25 de Março. Ele foi detido sob acusação de contrabando e descaminho e ficou na P2 entre novembro de 2007 e março deste ano.

Quem também ficou preso no local foi o ex-goleiro Edson Cholbi do Nascimento, filho de Pelé. Ele esteve detido na P2 entre fevereiro e dezembro de 2006, acusado de lavagem de dinheiro.

Cidade pacata
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Tremembé tinha, em 2007, 38.321 habitantes. A calma cidade do Vale do Paraíba conta com quatro presídios, três de regime fechado – entre eles um feminino - e um de semi-aberto. De acordo com o prefeito José Antônio de Barros Neto (PV), a população carcerária na cidade é de aproximadamente 5 mil pessoas. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não divulga os números oficiais "por questão de segurança".

O prefeito acredita que a presença de tantos presídios traz prejuízos à imagem do município. "A cidade aparece de forma pejorativa, traz uma repercussão negativa. Tremembé tem tantos pontos bonitos que não aparecem", defende.

De acordo com Barros Neto, ainda havia um projeto da gestão anterior no estado para a construção de duas unidades da Fundação Casa no município. A fundação, no entanto, fez um levantamento do número de adolescentes do Vale do Paraíba atendidos pela entidade e chegou à conclusão de que só era necessário construir novas unidades em Taubaté – município vizinho a Tremembé – Lorena, Caraguatatuba e Jacareí.

População
A Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier - onde está presa Anna Carolina Jatobá - é a unidade prisional que mais preocupa a prefeitura, por estar localizada no Centro da cidade. O prefeito recebeu no fim de 2007 a garantia do governo estadual de que as presas serão retiradas do local após a construção do novo complexo, cujas obras devem começar ainda este ano.

Os moradores do entorno da penitenciária, no entanto, descrevem o local como "tranqüilo". "Para a gente nunca incomodou, sempre foi sossegado. Acho que, por ser feminino, é muito tranqüilo. Acho que o recinto que elas ficam é afastado, a gente nem ouve nada", diz o motorista Ednelson Bezerra, de 26 anos, que mora há 20 anos em uma casa que faz fundos com o presídio feminino.

A auxiliar de limpeza Maria Aparecida do Nascimento, de 44 anos, vive em uma casa em frente à penitenciária e não teme por isso. "Aqui tem segurança máxima, não vai acontecer nada", disse. A proximidade com presas de casos de grande repercussão provoca curiosidade. "Já tive vontade de entrar lá para conhecer, mas sei que não pode", diz.

É em frente ao presídio que o ex-agente penitenciário José dos Santos, de 65 anos, curte a sua aposentadoria. A família vive há 30 anos em frente ao presídio feminino. "É sempre assim, a cidade é muito quieta", conta. José dos Santos encerrou a carreira de 35 anos e quatro meses como agente penitenciário na P2 de Tremembé.

Agora, Santos vive a tranqüilidade do lado de fora, mas ele já passou por momentos de tensão dentro de presídios. "Foram tantas rebeliões que eu nem me recordo. Mas a gente sabia separar. Em presídio, a gente tem que dar o respeito para ser respeitado."

Tremembé é destino de presos em casos de grande repercussão. No presídio feminino, estão detidas Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir