Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2008

Lula diz que petrolíferas estão por trás das críticas
Para ele, Brasil vai provar que etanol de cana é uma boa opção para o mundo
Lula diz que petrolíferas estão por trás das críticas
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as petrolíferas podem estar por trás das críticas ao biocombustível e disse que Brasil quer provar que o etanol produzido com a cana-de-açúcar é uma boa opção para o mundo.

"Tem uma disputa comercial. As petrolíferas estão por trás disso e os países não querem mudar suas matrizes", disse ao chegar em Lima (Peru), onde participa nesta sexta-feira (16) da 5ª Cúpula América Latina-Caribe-União Européia.

O presidente disse que, para acabar com as críticas, o Brasil quer provar a eficiência do etanol de cana. "Nós precisamos provar, o Brasil está disposto a fazer isso (...) Para que a gente possa discutir com muita profundidade a questão das alternativas (energéticas) no mundo. Obviamente, a crítica de que não se pode produzir etanol com racão humana eu concordo", afirmou completando que o debate "está apenas começando". "Precisamos estar preparados porque tem um debate longo e duradouro pela frente."

Na avaliação de Lula, a polêmica em relação os biocombustíveis ocorre porque se trata de um tema novo. "Eu compreendo que pessoas recusem (o etanol). É difícil aceitarem mudanças. Acho engraçado porque querem despoluir o planteta, assinam o Protocolo de Kyoto. E quando o Brasil oferece um combustível não emissor de CO2, preferem combustível que emite CO2. É contradição entre intenção do Protocolo de Kyoto e ação prática."

Lula disse que discutirá na cúpula a questão climática, energética e os alimentos, grupo que enfrenta crise com alta nos preços. "Achamos que é importante ouvir os outros países para ver o que vamos construir de políticas de consenso. Tenho dito que o problema da crise dos alimentos nos convoca a uma reflexão de que temos de produzir mais alimentos", disse o presidente.

Como já fez em outras ocasiões, o presidente voltou a dizer que o preço elevado do petróleo influencia para a crise dos alimentos. "As pessoas não querem discutir quanto implica o barril de petróleo a US$ 124 dólares."

Lula diz que petrolíferas estão por trás das críticas. Para ele, Brasil vai provar que etanol de cana é uma boa opção para o mundo.

Fonte: Para ele, Brasil vai provar que etanol de cana é uma boa opção para o mundo
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir