Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-05-2008

China já contabiliza 28 mil mortos
Tremor secundário chegou a 5,9 graus a oeste do epicentro do terremoto de segunda. Governo disse que terremoto pode ter matado mais de 50 mil
China já contabiliza 28 mil mortos
Foto: www.g1.com.br

O número de mortos provocados pelo terremoto de 7,8 graus registrados na segunda-feira (12), em Sichuan, se elevou para 28.881 neste sábado (17), enquanto o índice de feridos subiu para 198.347, segundo informou a agência oficial de notícias.



Há, porém, mais de 30 mil soterrados e desaparecidos.



Enquanto o país sofre para enterrar os mortos e ajudar as dezenas de milhares de feridos e desabrigados, um forte tremor trouxe mais destruição nesta sexta-feira (16), apenas quatro dias depois de um terremoto que pode ter matado mais de 50 mil pessoas.

De acordo com agência, 15,61 milhões de casas sofreram danos sérios durante o terremoto. Desse total, 3 milhões foram totalmente destruídas.

Resgate
Segundo a mídia estatal, oito pessoas, sendo quatro crianças, foram resgatadas de escombros com vida nesta sexta-feira.

Três dos sobreviventes estavam em uma escola primária da cidade de Beichuan, local onde já foram confirmadas 3.256 mortes e 5.693 ainda estão sob escombros.

Na localidade de Qushan, uma enfermeira de 23 anos foi resgatada após ter ficado 96 horas em baixo de destroços de uma clínica, segundo a agência Xinhua.

Em Sichuan (sudoeste do país), um funcionário do governo afirmou para a agência de notícias "France Presse" que 4,8 milhões de pessoas estão sem casa.

Visita
O presidente Hu Jintao voou para a província de Sichuan, a mais atingida, e o premiê Wen Jiabao disse que os prejuízos causados pelo terremoto podem exceder os do último tremor, que atingiu a cidade de Tangshan em 1976, matando 300 mil pessoas.

Wen pediu que as autoridades garantam a estabilidade social. A frustração cresce entre os sobreviventes, muitos dos quais perderam tudo e vivem em barracas ou ao relento.

Milhares de homens, mulheres e crianças iam a pé para Mianyang, cidade próxima ao epicentro do terremoto, dizendo que estavam deixando para sempre os seus vilarejos destruídos.

A raiva também é direcionada ao estado dos prédios escolares, pois muitos desabaram com o terremoto, soterrando milhares de crianças e induzindo o governo a começar uma investigação.

"Se houver o mínimo de esperança, não vamos poupar esforços. Se houver um sobrevivente nos escombros, não vamos desistir", disse Wen sobre os escombros de uma escola onde centenas estão soterrados.

Milhares de moradores de Beichuan, uma das áreas mais atingidas pelo tremor de segunda-feira, de magnitude 7,8, pegaram a estrada para sair da cidade, levando bebês, bolsas e malas em busca de abrigo.

Um corpo jazia do lado de uma estrada, abandonado por alguém que não conseguia mais carregá-lo. Pedras do tamanho de carros também estão por toda parte, sinal dos deslizamentos de terra causados pelo terremoto.

A cidade foi devastada --quase todos os prédios foram demolidos ou danificados e não podem mais ser habitados.

Ao sul, na vila de Houzhuang, os moradores dizem que resistem sozinhos, já que as equipes de ajuda ainda não chegaram até eles.

"Comemos um pouco de milho, mas agora estamos com diarréia depois de beber água de um fosso por dois dias", disse um morador, de apelido Liu.

"Agora estamos tentando tirar coisas dos escombros para usar, como roupas, mas estamos com muito medo de que haja outro terremoto, então temos que ter muito cuidado", disse.

Mais destruição
Um tremor secundário chegou a 5,9 graus na escala Richter, atingindo Lixian, a oeste do epicentro do terremoto, em Wenchuan, o que interrompeu as estradas e os sistemas de telecomunicações, recentemente consertados.

"Muitos veículos foram cobertos pelos deslizamentos de terra. O número de mortos ainda não é conhecido", disse a agência de notícias Xinhua.

A China mobilizou 130 mil militares e paramilitares para as áreas do desastre, mas com as estradas destruídas ou bloqueadas, fica difícil levar ajuda às áreas mais afetadas.

As regiões vizinhas também sofrem, com mais de 50 mil desabrigados apenas em um condado da província de Gansu, ao norte do país, disse a Xinhua.

Mas houve também pequenas vitórias.

A equipe de resgate salvou uma criança das ruínas de uma escola em Beichuan, 80 horas depois dela ser atingida pelo tremor. Eles disseram que podiam ouvir pedidos de ajuda entre os escombros, segundo a Xinhua.

Três outras pessoas foram salvas na sexta-feira, duas nos escombros de um prédio de escritórios e outra, entre as ruínas de um hospital.

Além disso, 483 crianças e professores escaparam ilesos de uma escola destruída em Beichuan.

China já contabiliza 28 mil mortos
Tremor secundário chegou a 5,9 graus a oeste do epicentro do terremoto de segunda.
Governo disse que terremoto pode ter matado mais de 50 mil

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir