Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-05-2008

Senador Edward Kennedy é levado às pressas para hospital
De acordo com assessores, ele teria sofrido convulsões. Senador norte-americano é um dos líderes do Partido Democrata.
Senador Edward Kennedy é levado às pressas para hospital
Foto: AFP

O senador norte-americano Edward Kennedy, um dos líderes do Partido Democrata, foi levado às pressas a um hospital em Boston, informou a CNN neste sábado (17).

Segundo o escritório do senador, ele teria sofrido convulsões. A porta-voz do político, Stephanie Cutter, explicou que tudo indica que Kennedy não sofreu um derrame cerebral, como se temia inicialmente.

Kennedy, de 76 anos, foi levado de sua residência, em Hyannisport, no estado de Massachusetts, ao hospital de Cape Cod às 12h (horário de Brasília), sendo depois transferido para Boston.

Os médicos fizeram exames para determinar a causa das convulsões, afirmou Cutter, que acrescentou que Kennedy está descansando "confortavelmente" e que antes das próximas 48 horas é improvável que se saiba mais sobre seu estado de saúde.

Comoção
A notícia de sua entrada no hospital causou uma grande comoção entre os políticos dos Estados Unidos e vários veículos de comunicação foram ao Hospital Geral.

O aspirante democrata à Presidência dos Estados Unidos Barack Obama, que recebeu no final de janeiro o apoio de Ted Kennedy para sua campanha eleitoral, ligou para a família do senador.

"Ted Kennedy é um gigante na história da política americana", afirmou Obama.

Já o candidato republicano John McCain, afirmou que Kennedy é um "legislador lendário".

Voz liberal
O veterano senador por Massachusetts é uma importante voz liberal de apoio a Barack Obama em sua tentativa de obter a indicação do Partido Democrata para disputar a Presidência da República nas eleições de novembro.

Em outubro, Kennedy passou por uma cirurgia preventiva em Boston para desobstruir a artéria carótida, que estava parcialmente obstruída em seu pescoço. O bloqueio foi descoberto durante exames de rotina de suas costas e espinha.

Kennedy tem sofrido de problemas nas costas e na espinha desde um acidente de avião em 1964, no qual o piloto e um de seus assessores morreram e o senador foi retirado dos destroços ferido nas costas, com um pulmão perfurado, costelas quebradas e hemorragia interna.

Irmão mais jovem do presidente norte-americano John F. Kennedy, assassinado em 1963, foi eleito ao Senado um ano antes e atualmente serve como chairman do Comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões.

Ele ajudou a garantir um aumento do salário mínimo nacional este ano e trabalhou com republicanos para produzir uma ampla reforma sobre imigração, que não conseguiu ser aprovada no Senado devido à ferrenha oposição de republicanos conservadores.

Senador Edward Kennedy é levado às pressas para hospital
De acordo com assessores, ele teria sofrido convulsões.
Senador norte-americano é um dos líderes do Partido Democrata.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir