Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Veículos de guerra fazem demonstrações no Autódromo de Inter
O blindado anfíbio Urutu serve às Forças de Paz da ONU, no Haiti
Veículos de guerra fazem demonstrações no Autódromo de Inter
Foto: Denis Freire de Almeida/G1

Não são apenas as máquinas velozes que desfilam na pista do Autódromo de Interlagos que chamam a atenção na quarta edição do QRX, de 20 a 25 de março, em São Paulo.

Na área externa do circuito, dois veículos um tanto quanto lentos também recebem o status de atrações: o veículo anfíbio de transporte de tropas Urutu, usado pela Missão de Paz da ONU no Haiti, e o tanque de guerra Cascavel (veja vídeo abaixo), ambos pertencentes ao Exército Brasileiro.

Os dois veículos compartilham a mesma plataforma, fabricada pela extinta Engesa a partir de meados dos anos 70 até o fim da década de 80. O principal destaque é o revolucionário (para época) sistema de suspensão traseira denominado ‘bumerangue’ – que possibilita o contato permanente das quatro rodas com o solo.

A tração é integral nas seis rodas e o câmbio, que nas versões originais era mecânico, passou a ser automático com a modernização dos modelos.

O motor é o Mercedes-Benz OM352 de seis cilindros em linha turbodiesel, que gera 190 cavalos de potência.

O Urutu é o veículo de combate mais comercializado pela indústria bélica brasileira. Foram fabricadas 888 unidades do modelo, que continua sendo utilizado pelas Forças Amadas de países como Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Gabão, Suriname, Tunísia e em grande parte da América Latina, entre outros.

Atualmente, 20 unidades do veículo brasileiro são utilizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) na Missão de Paz, em Porto Príncipe, capital do Haiti.

A boa aceitação do Urutu deveu-se à simplicidade de operação e manutenção, à confiabilidade e ao baixo custo de manutenção. Além disso, a versatilidade de uso também foi um chamariz, uma vez que o veículo leva 12 soldados (motorista, atirador e outros 10 totalmente equipados na parte traseira), seja em terra firme ou pela água.

A carroceria blindada em forma de casco permite que o veículo navegue em águas calmas com velocidade de 9 km/h, impulsionado por dois hélices traseiros.

Para isso, basta baixar o quebra-ondas frontal e fechar as entradas de ar do motor – em modo de navegação, a refrigeração complementar do motor é feita pela própria água do rio.

Veículos de guerra fazem demonstrações no Autódromo de Inter. O blindado anfíbio Urutu serve às Forças de Paz da ONU, no Haiti.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir