Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2008

SP: cidade tem maior número de imigrantes japoneses
Bastos, a oeste do estado de São Paulo, foi praticamente construída pelos imigrantes
SP: cidade tem maior número de imigrantes japoneses
Foto: Reprodução

Às vésperas do centenário da imigração, o Fantástico visitou um pedaço do Japão no Brasil. A cidade de Bastos, a oeste do estado de São Paulo, foi praticamente construída pelos imigrantes e concentra, proporcionalmente, o maior número de descendentes japoneses.

Isso aconteceu há tanto tempo que, lá, a imigração já era festejada 50 anos atrás. Fotos desse passado foram cuidadosamente guardadas pela professora de dança Dona Misako Mitsuishi. Ela passou mais de 50 anos se apresentando com um grupo de teatro de mambembe, não só em centros de cultura japonesa, no interior de São Paulo, mas também em outras cidades pelo Brasil. Onde havia japoneses, lá ia o show "hakko-dam", nome artístico de Misako.

"Começamos a andar de colônia em colônia. Os japoneses ficavam tão contentes que até choravam porque não tinham divertimento. Não tinham nada, nada. Não tinham teatro, televisão, cinema, nada, nada", conta.

As apresentações matavam as saudades dos imigrantes de uma arte tradicional do Japão - o teatro kabuki. "Ele era que nem novela, só que era mais antigo", diz ela.

Era a mãe de Dona Misako fazia as roupas e até as perucas. As apresentações, claro, eram em japonês, mas à medida que novas gerações foram se criando no Brasil, nisseis e sanseis perdiam cada vez mais o contato com a língua.

"Precisava mudar, aí começamos a colocar balé e, no final virou cinema e dança. Até mágico meu irmão fez", diz a artista.

Mas Dona Misako gosta mesmo é da dança. Na sua casa, ela dá aulas de dança tradicional japonesa e ensaia coreografias que leva depois para um grupo de dança muito especial em Bastos.

Culinária
Uma das iguarias japonesas que mais faz sucesso em Bastos é o sashimi de carpa. Ele requer um minucioso preparo. "Tem que cortar a carpa viva, em fatias e passar numa água morna. Tem a temperatura certa também e depois ele recebe um choque térmico com água gelada", ensina a banqueteira Adélia Hiroto.

Já o tempero do prato é apenas um detalhe num banquete que mistura a cozinha japonesa com leitoa pururuca.

Tecido nobre
A cidade de Bastos é responsável por 75% da produção de seda nacional. Lá, milhões de larvas são criadas até formarem seu casulo - que é a matéria-prima do tecido nobre. Mas antes de se fechar nessa cápsula - elas têm de comer muita folha de amoreira.

Seja nas coreografias mais tradicionais, ou nas mais modernas, que tentam misturar sons e danças brasileiras aos costumes japoneses, em Bastos, descendentes de imigrantes mostram o orgulho de pertencer a duas culturas tão diferentes.

SP: cidade tem maior número de imigrantes japoneses. Bastos, a oeste do estado de São Paulo, foi praticamente construída pelos imigrantes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir