Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2008

África do Sul: ataques xenófobos matam 20
Informação foi dada por rede de radio e televisão pública SABC
África do Sul: ataques xenófobos matam 20
Foto: Jerome Delay/AP

Um novo confronto de caráter xenófobo em um bairro marginal de Johanesburgo causou duas mortes o que aumenta para 20 as vítimas fatais desde que começaram os ataques há uma semana, informou a cadeia de radio e televisão pública SABC.

O choque, no qual foram incendiados 26 barracos, ocorreu no empobrecido bairro de Tembisa, o mesmo lugar onde pelo menos cinco pessoas morreram pela mesma razão.

Não se sabe a nacionalidade dos mortos desta segunda-feira (19) e também das vítimas do fim de semana, embora fontes policiais assegurem que os ataques são perpetrados contra cidadãos zimbabuanos e moçambicanos.

Os estrangeiros, em particular os zimbabuanos que fogem da violência pós-eleitoral de 29 março, são os alvos dos ataques protagonizados há uma semana por grupos armados com machados e armas de fogo nos bairros mais pobres de Johannesburgo.

Embora a presença policial tenha sido reforçada em alguns deles, as autoridades decidiram nesta segunda aumentar ainda mais o número de agentes para tentar acalmar a situação.

Nos últimos anos, a maior parte dos imigrantes na África do Sul veio do Zimbábue. De acordo com as autoridades, três milhões de zimbabuanos cruzaram a fronteira.

África do Sul: ataques xenófobos matam 20. Informação foi dada por rede de radio e televisão pública SABC.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir