Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-05-2008

UEA realiza Seminário no Dia Nacional de Luta Antimanicomial
MANAUS - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realiza nesta segunda (19), o Seminário do Dia Nacional de Luta Antimanicomial
UEA realiza Seminário no Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Foto: http://blog.lib.umn.edu

MANAUS - A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realiza nesta segunda (19), o Seminário do Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O evento acontecerá durante todo o dia, no auditório da Reitoria da UEA, avenida Djalma Batista, 3.578, Flores. Aberto ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Às 9h30, abrindo o ciclo de palestras realizadas durante o evento, o psiquiatra e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Rogelio Casado, irá falar sobre a Lei de Saúde Mental do Estado do Amazonas (191/2007), sancionada pelo governador Eduardo Braga, em 10 de outubro de 2007, que regulamenta o atendimento médico e social a portadores de transtornos psicológicos.

Em seguida, às 10h, a professora da UEA, Graça Barreto, irá proferir a palestra intitulada "Os desafios da pedagogia na inclusão social". Logo após, às 10h30, será ministrada pela terapeuta ocupacional do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribero, Márcia Maria Gomes de Souza, a palestra "Moradia Assistida".

Telesaúde

A Telesaúde em Saúde Mental também será um tema debatido durante o evento. Programado para as 11h, para falar sobre os assunto foram convidados os médicos Cleinaldo de Almeida Costa e Pedro Elias, que são professores da UEA e coordenadores do Pólo de Telemedicina da Amazônia. E o médico do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, Francisco de Assis.

Abrindo a programação da tarde, às 14h, será realizada a palestra "A Comunicação e Arte na Saúde Mental" proferida por Nivaldo de Lima, presidente da Associação Chico Inácio. Às 14h30, o músico e professor do curso de Música da UEA, maestro Gustavo Medina irá falar sobre a inclusão social através da arte.

Programada para as 15h, a palestra intitulada Trabalhadores de saúde e reforma psiquiátrica será ministrada por Alberto Jorge Silva, presidente do Sindicato dos Psicólogos do Amazonas. E encerrando o ciclo de palestras, às 15h30, será apresentada por Girlândia da Silva Batista, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da UEA, a palestra chamada o Movimento Estudantil por uma sociedade sem manicômio.

Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro e assista por 30 dias grátis.

UEA realiza Seminário no Dia Nacional de Luta Antimanicomial.

Fonte: http://portalamazonia.globo.com
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir